Pannunzio inaugura Cras do Parque São Bento

3/7/2014 - Sorocaba - SP

Da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba:
 
 
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou na manhã desta quarta-feira (2) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque São Bento. “Fico muito feliz de entregar mais esse equipamento social para os sorocabanos. Essa é a quarta unidade que entregamos neste ano”, destacou o prefeito. O novo espaço levará os serviços da rede socioassistencial da cidade a 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social na região do bairro da Zona Norte.
 
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Cras é um equipamento previsto na Política Nacional de Assistência Social via Sistema Único de Assistência Social (Suas), com uma equipe mínima de profissionais e atividades previstas. Com essa inauguração, Sorocaba passa a ter oito unidades: Parque São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena. A meta do Governo Municipal é oferecer pelo menos 15 Cras espalhados pela cidade até 2016.
 
Para a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária do Desenvolvimento Social, Sorocaba está se adequando à Política Nacional de Assistência Social. “Estamos ampliando o acesso da população a todos os benefícios, inclusive todas as nossas unidades de Cras estão fazendo o Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para qualquer benefício social no Município. Assim nós conseguiremos identificar as famílias que podem ser inseridas nesses programas de complementação de renda para que superem as suas vulnerabilidades e atinjam o desenvolvimento social”, ressaltou.
 
Outra função do Centro de Referência de Assistência Social é fazer a articulação com a rede socioassistencial. “O principal papel do Cras é articular e integrar a rede e atender as necessidades de cada território. Essa foi mais uma conquista da Secretaria de Desenvolvimento Social. Parabéns a toda a minha equipe”, declarou a vice-prefeita.
 
A unidade funciona como uma porta de entrada da população para todos os benefícios, sejam Federal, como o Bolsa Família, Estadual ou Municipal. A unidade também verifica as outras necessidades dessas famílias de alta vulnerabilidade social, tanto na área da saúde, educação ou habitação, por exemplo. 
 
A catadora de material reciclável Adalice Vieira Santana, moradora do Parque São Bento, compareceu na inauguração do Cras e estava feliz com a unidade do bairro. “Aqui já foi Cras, virou CIS e voltou a ser Cras. É importante ter essa unidade aqui pertinho da gente”, afirmou. Com marido desempregado, uma filha e quatro netos para criar, Adalice hoje conta com a ajuda do Bolsa Família e do Renda Cidadã e, muitas vezes, com a cesta básica que recebe da Prefeitura de Sorocaba. “Esse dinheiro ajuda bastante a minha família. Agora vou ver se tenho direito a uma aposentadoria”, comentou.
 
De acordo com a Sedes, a equipe da unidade é formada por 4 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 terapeuta ocupacional, além de 4 técnicos de nível médio: 2 agente social e 2 técnico administrativo. 
 
A unidade está localizada na Avenida Gualberto Moreira, 781, Parque São Bento, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe no Whatsapp