Parque Vitória Régia terá Praça de Exercício do Idoso
1/7/2014 - Sorocaba - SP
Da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba:
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), assinou nesta terça-feira (1) convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) visando a instalação de uma Praça de Exercício do Idoso no Parque “Amadeu Franciulli”, no Parque Vitória Regia. A iniciativa tem como objetivo estimular o combate ao sedentarismo e melhorar a qualidade de vida da população idosa.
Para viabilizar a implantação do equipamento, o FSS conta com as parcerias das Secretarias de Serviços Públicos (Serp), Esportes e Lazer (Semes) e Governo e Segurança Comunitária (GPE). A iniciativa do projeto partiu do grupo de caminhada do bairro, que solicitou o apoio da Prefeitura no sentido de oferecer um equipamento público para a prática de exercícios ao ar livre para os moradores na faixa dos 60 anos ou mais, residentes no Vitória Régia e bairros adjacentes, com apoio do vereador Waldecir Morelly.
Segundo dados da Fundação Seade, o percentual de adultos com 60 anos ou mais representa 11,88% da população de Sorocaba, ou seja, aproximadamente 72 mil idosos. Sorocaba ainda conta com aproximadamente 29 mil pessoas na faixa dos 55 anos. Em todo o Brasil, 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, cuja frequência aumenta com a idade.
A implantação da Praça de Exercício do Idoso vem ao encontro das políticas públicas oferecidas pela Prefeitura e irá proporcionar um espaço físico projetado para proporcionar atividades que tenham efeito redutor significativo na incidência de quedas, as quais representam uma das causas de fraturas, problemas de locomoção e, até mesmo, mortalidade entre idoso.
Entre os benefícios propiciados pelos equipamentos a ser disponíveis na Praça de Exercício do Idoso, estão melhorar o equilíbrio e a marcha, fortalecer a musculatura proximal de membros inferiores, melhorar a amplitude articular e aumentar a flexibilidade muscular.
O espaço será formado por equipamentos adequados aos exercícios físicos das pessoas classificadas na faixa da terceira idade e disponibilizará placas de orientação e equipamentos dispostos em cinco estações:
- Estação Barras Paralelas: Facilita a marcha e melhora o equilíbrio.
- Estação Senta-Levanta: Fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento.
- Estação Rampa-Escada: Aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento.
- Estação Ergometria: Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas.
- Estação Placa Giratória: Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço.
- Estação Escada para Dedos: Melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.
“A Praça de Exercício do Idoso possibilitará, além da prática de exercícios específicos, atividades gerais favoráveis à idade e a ampliação da convivência social”, complementou a presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio, que já realiza ações voltadas para a qualidade de vida dos idosos. Toda semana, ela reserva dois dias para focalizar Danças Circulares no Centro de Referência do Idoso e no Clube do Idoso.
Através da Praça de Exercício do Idoso, a Prefeitura de Sorocaba estabelece como meta o atendimento de aproximadamente 400 pessoas por semana. A previsão é de que a praça seja concluída até o final deste ano.