Atividades em Sorocaba marcaram o Dia da Conscientização da Violência contra o Idoso
17/6/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
“Infelizmente, temos recebido cada vez mais casos de violência contra os idosos. E essa data é importante para alertarmos a sociedade sobre essa questão e pensarmos estratégias e políticas públicas que promovam a qualidade de vida para a terceira idade. Esse é um dever da família, da sociedade e do Poder Público”, destacou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), na abertura da programação do Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, lembrado no dia 15 de junho, que ocorreu nesta segunda-feira (16), no Clube do Idoso "Carlos Alberto Moura Pereira da Silva", em Pinheiros.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, o objetivo foi de conscientizar a população e levar informações às famílias que convivem com os idosos sobre o problema da violência.
A programação foi extensa e contou com ginástica, apresentação de fanfarra, oficinas de artesanato do Sesi, dança circular, apresentação de dança, entre outras atividades. Quem foi à unidade, também pode obter informações jurídicas com uma equipe da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de informações com a equipe do Centro de Referência do Idoso e do Conselho Municipal do Idoso. Já a Secretaria da Saúde (SES) fez aferição de pressão arterial e de glicemia dos interessados.
A aposentada Anilda Aparecida de Camargo Moraes, de 81 anos, moradora da Vila Jardini, compareceu ao evento ao lado de sua filha. Para ela, a programação estava muito boa. “Hoje é o nosso dia, uma data muito especial. Temos muitas histórias tristes de idosos sendo mal tratados até pelos filhos. Graças a Deus eu recebo muito amor e carinho da minha família, mas é importante falar sobre esse assunto. Muitas vezes não precisa ser violência física, as palavras já machucam bastante uma pessoa”, afirmou.
A data foi instituída pela Lei Municipal nº 10.038, de 18/4/2012 e marca também Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa.
Sobre o Centro de Referência do Idoso
Coordenado pela Sedes, o Centro de Referência do Idoso "Doutor José Mussi” tem como objetivo acolher idosos vítimas de maus tratos e de encaminhar denúncias.
De acordo com a Sedes, de janeiro a maio deste ano, foram registradas 98 denúncias na unidade. Entre os casos atendidos, 11 foram por violência física, 25 por violência psicológica (emocional), 26 por violência financeira (patrimonial), 67 por negligência ativa e passiva, 29 por conflito familiar, 12 por autonegligência, 13 por abandono e 19 por vulnerabilidade social.
Segundo a coordenadora da unidade, Iara Santoro, as pessoas podem fazer denúncias diretamente no Centro de Referência do Idoso, localizado na Rua Manoel Affonso, 64, na Vila Progresso, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone da unidade é 3233.6599. Todas as denúncias podem ser feitas sem a necessidade de identificação da pessoa. As pessoas também podem denunciar pelo Disque Denúncia (181) ou Disque 100.
Ao receber e acolher a denúncia, a assistente social da Sedes verifica o caso e, se constatado qualquer tipo de violência contra o idoso, é dado o encaminhamento necessário conforme a necessidade, seja a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), mediação com integrantes da família, entre outros.