Centro POP teve a sua tradicional festa junina nesta sexta-feira

16/6/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 

Com direito à decoração especial, barraquinhas com comidas típicas, a tradicional quadrilha com casamento caipira e bingo com diversas prendas, a Prefeitura de Sorocaba realizou na tarde desta sexta-feira (13) a Festa Junina no Centro de Referência Especializada em População em Situação de Rua (Centro POP). 

O “arraiá” contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre usuários e funcionários da unidade, inclusive com a presença da vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o objetivo foi de proporcionar um momento de socialização e descontração entre os frequentadores e os funcionários do Centro POP, inclusive, com o resgate de lembranças de infância e do próprio vínculo familiar dessas pessoas. De acordo com a vice-prefeita, essa confraternização é importante no trabalho de integração e fortalecimento de vínculos com a população de rua que se utiliza do Centro POP.

No bingo, os participantes ganharam diversas prendas doadas ao Centro POP, como roupas, sapatos, barbeadores descartáveis, luvas, meias e desodorantes. Entre os quitutes oferecidos, os participantes do “arraiá” puderam saborear bolos, paçoca, pé-de-moleque, sagu, curau, pipoca, cachorro-quente, cuscuz e refrigerante.

Um dos participantes mais empolgados na festa junina era Claudinei Trindade Lima, de 26 anos. Natural de Jaboticabal (SP), ele chegou a Sorocaba há uma semana e está pernoitando no albergue do SOS. Durante o dia, ele frequenta o Centro POP e está gostando da unidade. “Aqui fui bem recebido e sou tratado muito bem pelos funcionários, não tem briga e nem drogas”, comentou, ao afirmar que é um ex-dependente químico e há 6 meses não consome nenhum tipo de droga ilegal. 

Atualmente, está tentando recuperar seus documentos, como RG e CPF, para procurar um trabalho na cidade. Antes de vir a Sorocaba, ele estava em Bauru (SP). Segundo ele, Sorocaba tem mais oferta de emprego e é nesta cidade que ele quer viver.

 

Sobre o Centro POP
Coordenado pela Sedes, o Centro POP oferece acolhida imediata e apoio visando à reinserção social e proporcionando inclusive o resgate da autoestima da população em situação de rua. 

A unidade funciona como porta de entrada na rede da proteção social especial, onde os assistidos podem ter convívio social e desenvolver, por meio de atividades socioeducativas, relações de afetividade e respeito, além de alcançar autonomia, estímulo à organização, mobilização e participação social. Diariamente, cerca de 40 pessoas passam pelo local.

Com equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistentes sociais e agentes sociais, os usuários do Centro POP recebem uma escuta qualificada. Além disso, são encaminhados para outros serviços, participam de oficinas de artesanato e outras atividades socioeducativas, como dinâmicas, vivências, mobilização e participação comunitária, na qual são abordadas questões como família, respeito, conhecimento de si próprio, convivência, disciplina, entre outras.

No espaço, eles ainda podem descansar, tomar banho, lavar roupa, se alimentar e também recebem roupas e cobertores doados à unidade. O Centro POP está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 763, Centro - próximo à Rodoviária de Sorocaba.

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp