da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Após 18 dias recheados de atrações artísticas, a 35.ª Festa Junina de Sorocaba, que terminou no último domingo com um mega show da Top FM, levou mais de 100 mil pessoas ao recinto montado no Parque das Águas.
O resultado disso não poderia ser melhor. Do ponto de vista da Secretaria da Cultura (Secult), parceira na organização do evento, é a solidificação da vocação cultural do espaço e da adesão maciça por parte do sorocabano.
Pela Associação das Entidades Beneficentes da Festa Junina de Sorocaba (Afejubes), a satisfação veio na contabilidade dos recursos conseguidos pelas 32 barracas que compuseram a praça de alimentação do local, mais aquela que operou o estacionamento oficial da festa.
De acordo com o presidente da Afejubes, Donizete Emanuel de Moraes, a média no aumento da arrecadação foi de 30%; o que, para algumas instituições, se traduz em mais de R$ 25 mil.
A tradição das comidas e bebidas servidas nas barracas se manteve. Também se manteve o setlist sertanejo, que ganhou um toque nordestino e ajuntou forró e xote às apresentações. E teve os grandes shows. Esses lotaram as quatro noites de apresentação e fãs de todas as idades viram de perto ídolos como Fernando & Sorocaba, Thaeme & Thiago, Lucas Lucco e os palhaços Patati Patatá.
No domingo (8), com a presença de 26 atrações musicais, o Parque das Águas viu circular mais de 14 mil pessoas pelo espaço. Gente que começou a chegar a partir das 15h e, na quase maioria, ficou até o fim da noite assistindo a nomes como Rick & Renner, João Neto & Frederico e Cleiton & Camargo, entre outros.
Para a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, a festa atingiu um nível do qual só se pode ir em direção à maior qualidade de todos os serviços prestados. Com a divisão das responsabilidades e a organização técnica e profissional do evento, a tendência é que Sorocaba se equivalha a tantas outras festas juninas do interior do estado.
“Não há como voltar. O resultado da festa está no número do público que a prestigiou. Um número factível, registrado por meio de catracas, de ingressos e que colocou o evento num outro patamar”, disse.
Patamar que deverá prezar e valorizar ainda mais outra característica da Festa Junina de Sorocaba, que é a participação familiar. Durante todas as noites, famílias inteiras prestigiaram o evento levando de bebês a vovós para uma diversão com tranquilidade e segurança.
“É um marco dos eventos que estamos produzindo. As pessoas sabem que podem participar sem se preocupar. Não registramos qualquer evento ou situação que colocasse em risco a integridade do visitante”, comentou a secretária.
Mente fervilhante, Jaqueline não esconde o desejo de produzir muito mais novidades para o próximo ano, mas se contém: “Agora estamos discutindo o aniversário da cidade. Depois a gente vê isso”, se diverte.