Secretaria de Educação realiza ciclos de formação do Escola Viva

9/6/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), realizou nesta semana mais um ciclo de formação de profissionais do programa Escola Viva. Na noite de quinta-feira (5), professores da de Educação Física do eixo Corporeidade do Escola Viva – Oficina do Saber passaram por uma formação com o tema “Lutas”.
De acordo com o mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Rubens Antonio Gurgel Vieira, a abordagem do tema na escola é importante, pois é um conteúdo da Corporal de Movimento. “Traz consigo toda uma riqueza cultural em significados e de ser trabalhado de forma lúdica, educativa e não competitiva”, explica Vieira.


Ele coloca que na escola trabalhar com o tema “lutas” dever ser educacional. “Difere completamente do treino ou incitação à violência.”
Tour do Rio
Programado para este sábado (7), das 9h às 12h, um Tour do Rio em parceria do Programa Escola Viva – Clube da Escola da Sedu com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Vão participar pais, alunos e comunidade da Escola Municipal “Professora Inês Rodrigues Cesarotti”.
O Tour do Rio tem o de sensibilizar os participantes com relação ao Rio Sorocaba, além de oferecer à população a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais do Rio Sorocaba. Um ônibus vai partir do Parque dos Espanhóis com destino final o Parque das Águas.  
Série de ciclos  
A série de ciclos de formação começou na segunda-feira (3). Orientadores Pedagógicos e Professores Comunitários do Programa Escola Viva -Oficina do Saber estiveram no Centro de Referência em Educação para uma formação de Letramento.
Na terça-feira (4) e quarta-feira (5), os professores do eixo Letramento do Programa Escola Viva – Oficina do Saber estarem em formação e abordarem questões relacionadas aos mitos e verdades sobre a reescrita aos alunos do 1º ao 5º ano com análise de textos. As discussões foram acerca da linguagem escrita adequada, os episódios que fundamentam um determinado conto e os aspectos discursivos que devem ser priorizados e uma revisão coletiva.
Também na noite de quarta-feira na Escola Municipal “Getúlio Vargas”, os professores do Escola Viva – Clube da Escola estiveram reunidos para alinhar, debater e realizar o balanço das ações do programa no primeiro semestre.  

 

 

Compartilhe no Whatsapp