1ª Semana do Bebê de Sorocaba tem dois eventos neste sábado

9/6/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A 1ª Semana do Bebê de Sorocaba coordenado pela Secretaria de Educação (Sedu), com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), demais secretarias municipais e Urbes – Trânsito e Transporte, tem três eventos programados neste sábado (7). O primeiro acontece na sede do Quilombinho, a partir das 10h, com o Maracatu para Bebê.

A sede do Quilombinho fica na Rua Caramuru, 203, na Vila Leão. Já na Oficina Cultural “Grande Otello”, a partir das 10h, acontece a palestra “A Neuroducação e o Mundo das Sensações: estimulação para crianças de 0 a 3 anos”, com a orientadora pedagógica Ellen Ferraz.

Na sequência, às 12h, acontece uma apresentação musical. A Oficina Cultural fica na Praça Frei Baraúna, no Centro.

 

Fórum Regional de Educação Infantil


Dentro da programação da 1ª Semana do Bebê foi realizado nesta sexta-feira (6), o Fórum Regional de Educação Infantil.  Após o evento foi formada uma comissão para planejar novos encontros.

Estiveram presentes no Fórum representes das cidades de Sorocaba, Capão Bonito, Alumínio e Cesário Lange. “Nos novos eventos que serão programados, outras cidades também poderão participar. A comissão vai ser reunir em agosto”, explica a coordenadora da 1ª Semana do Bebê e Gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação, Patrícia Romão.

O objetivo do Fórum Regional de Educação Infantil foi incentivar as discussões sobre políticas públicas a respeito do tema. “Discutimos a situação da região de Sorocaba e foi muito importante”, diz Patrícia.

Encerramento acontece domingo


Uma série de eventos estão programados para este domingo (08) no no encerramento da 1ª Semana do Bebê de Sorocaba. Tudo vai acontecer na Praça Frei Baraúna.

A Secretaria da Cultura (Secult) realiza o “Viva Praça”, das 14h às 17h30, atrações especiais do programa “Viva a Praça”. O primeiro evento contará com espaços de convivência, piquenique e atividades lúdica, pintura facial e a participação do Palhacinhos da Alegria.

A Cia. Tempo de Brincar se apresenta das 15h às 16h com o espetáculo musical “Para Embrulhar os Sonhos”. O trabalho traz um novo repertório de canções delicadas e poéticas convidando o público a imaginar, sonhar e brincar com os sons e as palavras que ganham o reforço visual de lindos bonecos.

Formada por Elaine Buzato, responsável pela criação de bonecos e figurinos e direção cênica do espetáculo, e pelo músico Valter Silva, que compõe as canções do grupo, a Cia Tempo de Brincar também apresenta músicas conhecidas do grupo, com participação especial de Bia Buzato, sobrinha de Elaine.

Das 16h às 16h30 o Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada faz uma divertida apresentação de "As Leituras de João e Maria", um roteiro adaptado do famoso conto de fadas João e Maria, e onde a história trata, de forma lúdica, a importância das palavras. João é um menino muito corajoso que adora se aventurar pela floresta, enquanto a irmã, Maria, é apaixonada por livros.

Um dia a dupla se perde e encontra uma "simpática" B-R-U-X-A que lhes oferece doces enfeitiçados. Há uma única forma de se livrarem da B-R-U-X-A e isso vai exigir que Maria ganhe coragem e João, por sua vez, aprenda o poder das palavras.

Semeando

A tarde termina com o musical "Semeando em Canto - Músicas Socioambientais". Aqui os recursos musicais servem para despertar a conscientização interior e o amor pelo meio ambiente.

As músicas compõem o primeiro CD da Companhia Semeando Encanto, cuja pretensão é trazer os ouvintes à reflexão sobre as ações do homem na natureza, sensibilizando para a importância das atitudes sustentáveis no cotidiano. Cada música traz uma intervenção artística, com a manipulação de bonecos, interpretações, danças populares e arte visuais.

Toda a cenografia é feita com material pós-consumo e figurinos com sobra têxtil.

Distribuição de mudas

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também participa do encerramento da Semana do Bebê. Das 14h às 17h serão distribuídas 200 mudas de árvores nativas e frutíferas. 

 

Compartilhe no Whatsapp