Atividades da Virada Cultural recebem 26 mil espectadores

27/5/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Aprovação unanime. Foi assim que mais de 11 mil pessoas, vencendo o frio e pouco se importando com a chuva, assistiram ao show do rapper paulistano Criolo no palco externo do Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga, neste domingo (25), na última apresentação artística da 8.ª Virada Cultural Paulista.

Sorocaba foi uma das 14 cidades do interior e litoral paulistas que receberam as atividades do projeto neste final de semana que, no total, foram prestigiadas por cerca de 26 mil pessoas. Foram apresentações teatrais, musicais, de circo e cinema que tiveram início na noite do sábado (25), no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). 



Realizado pelo Governo de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Virada na cidade recebeu um investimento de R$ 250 mil e teve estendidos os espaços de realização para o Parque dos Espanhóis e para o Campolim, onde a Secult promoveu vários shows.

Além do sorocabano, o público do Jardim Ipiranga foi composto por fãs de municípios vizinhos que, munidos de guarda-chuva e muito entusiasmo, cantou  e dançou ao som das letras socialmente corretas de um dos ícones da juventude brasileira. Com 25 anos de trabalho, Criolo é um dos mais premiados artistas contemporâneos, ativamente envolvido em questões sociais. 

O sucesso do evento, nas palavras da secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, se deveu em boa parte à escolha do local. Segundo ela, o Jardim Ipiranga, dentro da política pública de acesso à cultura, é o mais novo espaço de entretenimento da cidade. “A população aprovou. O resultado é este, um número enorme de pessoas curtindo e valorizando nosso trabalho. Tudo feito pensando, justamente, nas pessoas”, assegurou.

Diversão com segurança

Outro fator que chamou atenção do público que esteve nos dois dias de shows no Ipiranga, foi o grau de segurança oferecido pelos agentes de segurança da cidade. A ação da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal (GCM) dos agentes de trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes e Área de Fiscalização da Prefeitura assegurou um evento sem qualquer problema, sem ocorrências desagradáveis. “Ao contrário, o que se viu foram famílias inteiras, de bebês a vovós curtindo a festa, aproveitando o espaço para se divertir sadiamente”, completou a secretária.
Neste quesito, inclusive, Sorocaba saí na frente e, enquanto único município a realizar a festa em ambiente confinado, deverá ser referência técnica para a próxima edição, no ano que vem. “Estamos dando mostras do quanto a gente pode fazer quando é possível se organizar, se prevenir e investir em cultura sob todos os aspectos”, ilustrou Jaqueline. 

Compartilhe no Whatsapp