População acolhe Virada Cultural e Jardim Ipiranga se transforma num grande espetáculo

26/5/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Se todo artista tem de ir aonde o povo está, Tulipa Ruiz e Arnaldo Antunes não deixaram por menos. Desceram do palco e se misturaram ao público durante suas apresentações da noite deste sábado (24) dentro da programação da 8.ª Virada Cultural Paulista, que tem no Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga, a principal área do evento. 

O ex-Titã, na verdade, começou sua apresentação na madrugada do domingo (25) e foi a atração que levou o maior público ao local; cerca de 6,5 mil pessoas assistiram ao performático artista.

Tulipa Ruiz, para quem não a conhecia, foi uma surpresa mais que afinada. Foi gentil, acolhedora e muito generosa. Antes e depois do espetáculo (ela voltou para a pista para assistir Arnaldo Antunes), atendeu a todos os fãs que se aglomeraram no gradil em frente ao palco para cantar e dançar suas músicas, e se deixou fotografar por todos.

Antes disso, quem demonstrou um enorme carinho para com a plateia foi Agnaldo Timóteo. O cantor de 78 anos, uma das vozes mais conhecidas da antiga safra musical brasileira, contou histórias, brincou com fãs e mostrou a que veio: fez todo mundo cantar canções que marcaram época e a vida de muita gente. Na saída do recinto, o carro do cantor ainda foi cercado por dezenas de pessoas que esperavam para vê-lo bem de perto. Muitos ficaram com fotos ao lado do artista, como recordação.

Família, família...
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio não escondeu a satisfação com o sucesso do evento. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, a festa teve o apoio e a participação da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), que investiu R$ 250 mil na estrutura, segurança e sonorização do palco do Jardim Ipiranga. O valor ainda adensou a agenda de shows com atrações sorocabanas, estendendo os espaços de apresentação também para o Parque dos Espanhóis e Campolim.

“Quando decidimos pelo Parque do Ipiranga, tínhamos a certeza de que a população no seu entorno prestigiaria a festa. Foi uma escolha acertada, trazendo para esta região espetáculos de primeira qualidade”, comentou. Segundo o prefeito, o Parque Maestro Nilson Lombardi deverá se tornar o mais novo espaço de entretenimento público da cidade.

Contrariando a alguns prognósticos mais pessimistas, a família sorocabana mostrou que está totalmente receptiva e disposta a apoiar e prestigiar a cultura feita para ela. Para a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, a população do Jardim Ipiranga e das imediações se sentiu pertencente ao espaço e tomou posse do seu direito de uso do local. “O bairro ficou com a autoestima muito elevada e as pessoas demonstraram isso assim, lotando as arquibancadas, cantando, dançando, valorizando este trabalho que cumpre com nossa diretriz de política pública de cultura”, disse.
Teatro Municipal
A abertura oficial da Virada Cultural parecia indicar baixa adesão do público, quando às 18h30 do sábado (25), pouco mais de 50 pessoas assistiram à excelente apresentação do 3G Trio que trouxe “O que a Gente Ouvia Lá em Casa” no palco do Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV); parecia.

Espetáculo após espetáculo, o sorocabano foi chegando e na última performance da noite, o humorista Vinicius Vieira levou muita gente para a área externa ao local.

Neste domingo (25), a Virada Cultural ainda traz Grooveria, Graça Cunha e o rapper Criolo no Ipiranga. No Teatro Municipal Teotônio Vilela, tem apresentação de cultura popular com a Cia Moçambique Unidos a São Benedito Parque Bandeirantes e circo com Circo Nopok - “No Pocket – um espetáculo para todos os bolsos”.

 
Compartilhe no Whatsapp