A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizará no dia 30 de maio, das 9h às 17h, mais uma edição da Expo-Trabalho na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). Entre as inúmeras ações programadas para o evento que se prolonga por todo o dia, está o “Dia D”: dia de inclusão social e profissional da pessoa com deficiência e do beneficiário reabilitado pela Previdência Social (INSS).
Haverá uma sala exclusiva para atendimento às empresas e pessoas portadoras de deficiência que buscam inserção no mercado de trabalho. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) fará emissão de CTPS e divulgação de vagas para deficientes; a Previdência Social, por meio do programa de Educação Previdenciária, disponibilizará três servidores para prestar esclarecimentos e orientações referentes aos serviços existentes para os portadores de necessidades especiais.
A Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef), também irá orientar o reabilitado ou pessoas com deficiência sobre os serviços oferecidos pelo PAT/Poupatempo. O “Dia D” envolverá todos os Postos de Atendimento ao Trabalhador do Estado de São Paulo e em Sorocaba, a ação integra a programação da Expo-Trabalho.
Além dos serviços acima, o “Dia D” oferecerá intermediação de mão de obra, emissão de CTPS e orientação para elaboração de currículos. Os empresários poderão apresentar as oportunidades de trabalho, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Os participantes também poderão fazer pré-matrícula para os cursos do Pronatec (caso haja inscrições abertas no dia). Poderão ainda elaborar laudo para caracterização da deficiência de acordo com a Convenção da ONU (Organizações das Nações Unidas) sobre os direitos da pessoa com deficiência. A Uniten está localizada na avenida General Osório, 1.840, na Vila Barão.