Integrabike faz 2 anos com mais de 231.500 empréstimos realizados

19/5/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

 

As bicicletas gratuitas chegaram à cidade em 2012 através do Programa Integrabike – num empreendimento idealizado pela Prefeitura de Sorocaba e colocado em prática pela Urbes – Trânsito e Transportes.  Passados dois anos, o Integrabike já soma 231.584 empréstimos e ganhou o respeito e o carinho da cidade. São mais de 20.400 pessoas cadastradas no sistema e esse número só cresce. 
Ao longo desses dois anos de existência, o Sistema Integrabike tornou-se referência e foi visitado por representantes de cidades como Campinas, Santos, São José dos Campos, Macapá, entre outras, e do Estado do Espírito Santo.

Também foi visitado por entidades internacionais como a Dutch Cycling Embassy, da Holanda. As bicicletas gratuitas viraram notícia na mídia local e de todo o País, ganhando espaço em programas de TV, rádio e em publicações nacionais. 
A experiência de ceder gratuitamente bicicletas como opção na complementação dos deslocamentos foi apresentada em diversos fóruns estaduais e nacionais. “
O Integrabike é um orgulho para nós da cidade e também para a sua população, que cuida e usufrui das bicicletas como se elas fossem suas, que cumprem o seu papel na mobilidade urbana. Por essa e outras iniciativas, Sorocaba é reconhecida como a cidade que incentiva o uso da bicicleta”, enaltece o presidente da Urbes, Renato Gianolla. 
Para o administrador de empresas Guilherme Antunes, cadastrado no Integrabike e que utiliza o sistema periodicamente, “ter bicicletas disponíveis é ótimo. Não preciso me preocupar em ter uma guardada em casa. E se preciso fazer outra coisa, basta devolver em qualquer ponto, sem a preocupação de ter de acorrentá-la, além de que esse serviço é grátis”, diz. 
Ele utiliza as bicicletas disponíveis no Parque das Águas e já se deslocou, por exemplo, do Centro até sua casa, na Zona Norte. “Economizei gasolina e ainda aproveitei para fazer exercício físico”, completa. 

 

Mobilidade sustentável
As bicicletas do Integrabike são uma opção de transporte sustentável e não poluente que chegaram à Sorocaba em 18 de maio de 2012 com quinze estações e 120 bicicletas. Passados quatro meses, em 22 de setembro do mesmo ano e para marcar a passagem do “Dia sem meu carro”, outras quatro estações foram instaladas na cidade, subindo assim para 152 o número de bicicletas oferecidas. 
Ao completar um ano de operação, o Integrabike ampliou para duas horas o tempo de uso aos finais de semana e feriados a fim de valorizar também o lazer, já que prioritariamente o empréstimo gratuito de bicicletas foi concebido para facilitar e complementar os deslocamentos diários de trabalhadores e estudantes. “Sem dúvida o Integrabike é um investimento na qualidade de vida do cidadão”, destaca Gianolla. 
Cartão para o ônibus e para a bicicleta
O Integrabike está vinculado justamente ao transporte coletivo para que as bicicletas sejam utilizadas rotineiramente como complemento das viagens de ônibus, que podem ser para o trabalho, lazer, estudo, esporte, cultura, por exemplo, diminuindo os tempos de percurso e evitando o uso de veículos particulares. Os 115 quilômetros de ciclovias bem estruturadas, completamente interligadas e que cruzam a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste são também um incentivo para que os moradores pedalem e utilizem a bicicleta em seus deslocamentos. 
Para utilizar o Integrabike é necessário ter um dos cartões do transporte coletivo e se cadastrar nos postos de atendimento das Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Terminal São Paulo.
Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e possuir um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros).
É exigida a apresentação de um dos cartões válidos do sistema de transporte coletivo sorocabano e um documento com foto (RH, carteira profissional, carteira de trabalho, CNH). O interessado também precisará ler o regulamento de uso das bicicletas públicas. Mais informações podem ser obtidas no site da Urbes ou através do telefone 118. 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp