“Quarteto Sorocaba” representa a cidade no Mapa Cultural Paulista
16/5/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba estará representada, neste sábado (17), na capital, na Mostra de Música Instrumental, da Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista; projeto realizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte.
Abner Antunes e Deivid Ortolano, no violino, José Carlos Netto, na viola e Jefferson Perez, no violoncelo, formam o “Quarteto Sorocaba” que, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), se apresenta no palco do auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana, a partir das 19h.
Defendendo as cores sorocabanas, o grupo apresentará o Quarteto n.º 01, Osvaldo Lacerda, Preludio – livre escola e Segredos de mãe água, de Marcelo Tupinambá.
Os músicos, que atuam nas Orquestras Sinfônicas de Sorocaba e do Conservatório de Tatuí, têm no currículo participações em diversos Festivais de Música incluindo apresentações em Campos de Jordão, Curitiba, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itu e Maringá, entre outros.
Em 2011, o Quarteto participou de uma série de concertos dentro do Circuito Cultural Paulista, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Em 2012, foi um dos cinco selecionados a participar do Festival de Música de Santa Catarina, o maior festival de música clássica no Brasil na atualidade, e em 2013 foi o único quarteto brasileiro a integrar o mesmo festival, se apresentando em Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinvile e Pomerode. Dentro do festival, o Quarteto teve masterclasses diários com o “Arianna String Quartet” e Richard Young (EUA), idealizador do “Projeto Serioso”, dedicado ao Quarteto nº 6 de Bela Bartók.
O Mapa Cultural Paulista acontece desde 1995 e configurou-se como um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo.