da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Secretaria de Educação (Sedu) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sede), realizou nesta terça-feira (6), o encontro “Primeira Infância em Debate”. O objetivo vou ampliar a discussão de políticas públicas que garantam o direito das crianças de 0 a 6 anos.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou da abertura do encontro. “Assumimos aqui o compromisso com a elaboração e efetivação do Programa de Metas do Município pela Primeira Infância”, afirmou.
Pannunzio disse que está trabalhando para resolver a falta de vagas em creches na cidade. “O cadastro único foi o primeiro passo. Até o final deste ano devemos entregar mais quatro unidades”, destacou o prefeito.
De acordo com a presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio, o encontro é importante para o debate de construção de ações coletivas. “Desse encontro vamos tirar propostas para o Plano Municipal pela Primeira Infância”, coloca Maria Inês.
Além disso, a presidente do FSS afirma que é preciso um trabalho em conjunto de diversos setores da Prefeitura. “Saúde, Educação e Desenvolvimento Social caminham juntos. Também precisamos ouvir as nossas crianças”, coloca Maria Inês.
O secretário de Educação, José Simões, explica que é preciso pensar a educação sem muros. “É preciso inserir a Região Metropolitana neste contexto. É um plano a logo prazo”, destaca.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, acredita que o mundo só vai se modificar com ações destinadas a 1ª infância. “Como médica pediatra, já mostra minha opção por essa causa da 1ª infância. Nesse fase é que as crianças tem mais possibilidades de aprender e ser feliz”, ressalta a vice-prefeita.
A abertura do encontro também contou com as deputadas estadual Maria Lúcia e federal Iara Bernardi. “Educação é o pilar. Justiça social passa pela 1ª infância e é quando se molda o cidadão do futuro”, destacou Maria Lúcia.
A deputada federal Iara Bernardi lembra que Sorocaba foi pioneira ao interpretar a 1ª infância. “Foi Maria Inês que mudou o atendimento nas creches que deixou de ter apenas o atendimento assistencial e passou a ter a inserção da educação com sentido pedagógico”, ressaltou.
Essa mudança aconteceu quando Pannunzio foi prefeito pela primeira vez entre 1989 a 1992. O encontro serviu de preparação para o Fórum Regional de Educação Infantil, uma ação que integra a Semana do Bebê, que acontece de 2 a 8 de junho.