da assessoria de imprensa
Com horário de atendimento ampliado, o chefe do cartório eleitoral da 343ª Zona, João Lima, classifica como “considerável” o movimento nos cartórios, localizados em um único prédio no bairro do Mangal. O serviço está sendo das 9 às 18 horas, desde o começo da semana passada. Eleitores podem regularizar a situação eleitoral neste domingo (4), já que a maratona também ocorreu ontem e no feriado do Dia do Trabalhador (1º). Segundo Lima, no primeiro dia deste mês, passaram pelo cartório 1.100 eleitores para alistamento, transferência de título e mudança de local de voto. O prazo para regularização termina nesta quarta-feira (7).
João Lima explica que no feriado cerca de 8% dos eleitores atendidos enquadraram-se na faixa-etária de 15 a 17 anos. Já os que fizeram o alistamento tardio representaram 28%, diferente dos 23% que solicitaram mudança de endereço. Fora isso, 39% dos eleitores pediram transferência para Sorocaba, mostrando ser este o maior serviço prestado nestes dias.
Outra orientação passada por Lima está relacionada à documentação. Ele adianta que o eleitor deve levar documento de identidade, como RG, Carteira de Trabalho ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Fora isso, rapazes maiores de 18 anos devem apresentar o Registro de Alistamento Militar. Contudo, para quem irá tirar o título pela primeira vez, a Carteira de Habilitação não é válida, porque não registra a naturalidade do indivíduo.
ORGANIZAÇÃO – Por motivo da movimentação, o prédio que comporta os cartórios de Sorocaba conta com sistema de organização para evitar tumultos e ganhar tempo. Geralmente, o eleitor comparece ao cartório acompanhado, por isso, logo na entrada, é feita uma triagem, permitindo apenas a entrada da pessoa que usará do serviço.
Neste mesmo local, um funcionário orienta sobre a apresentação dos documentos e entrega senhas. A pessoa que deixou de votar ou justificou o voto tem de pagar multa de R$ 3,51 por turno. Com a intenção de facilitar e agilizar o atendimento, este eleitor recebe uma senha justificando o pagamento da pena. Além disso, deficientes físicos, gestantes e idosos têm preferência.
ACESSIBILIDADE – Uma tabela apresentada por Lima mostra que, no cartório do qual é chefe, há 140 locais de votação. Deste total, 99 têm acessibilidade especial. Mesmo sendo orientado a escolher um local próximo a sua residência, o deficiente pode optar por qualquer um da lista. Outra forma de integração é a possibilidade de o deficiente visual usar fone de ouvido, que, conectado à urna eletrônica, informa o cargo que será votado e o número digitado. O teclado também conta com sistema Braille.
BIOMETRIA – Lima destaca que Sorocaba ainda não tem o sistema de Biometria, porém prevê que em 2016 a cidade já ofereça este recurso. “Sorocaba está com mais de 400 mil eleitores e pode considerá-la referência. Por isso, acredito que logo o sistema de Biometria chegue à cidade.”