Integrantes do Comdema e do CPNMCBio foram empossados nesta quarta-feira

2/5/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na manhã desta quarta-feira (30) foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema) de Sorocaba e do Conselho do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (CPNMCBio) eleitos para o biênio 2014/2015. A cerimônia aconteceu no Salão de Vidro, no andar térreo do Palácio dos Tropeiros, no Alto da Boa Vista.

“Parabéns a todos os integrantes dos conselhos municipais. Isso mostra o nosso comprometimento com a política ambiental de Sorocaba. Mãos à obra, pois temos muito trabalho pela frente”, destacou Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema).

A secretária Jussara ainda destacou a importância dos conselhos na política ambiental do município. “O Comdema é deliberativo desde 2009 para assuntos relacionados ao licenciamento ambiental, o que é muito importante, e vem aprimorando seus trabalhos nos últimos anos. Hoje temos 5 câmaras técnicas para o licenciamento ambiental, recursos naturais, bem-estar animal, resíduos sólidos e áreas protegidas”, declarou Jussara, que também é a presidente do Comdema.

O Comdema é um órgão colegiado local, de composição paritária, com caráter consultivo, deliberativo e de assessoramento da Prefeitura de Sorocaba, em questões relativas ao meio ambiente em toda área do município. O conselho é formado por 24 membros, sendo 12 representantes do Poder Público e 12 da Sociedade Civil. 

Já o CPNMCBio terá a sua primeira gestão neste biênio. “Este conselho também é importante, pois traz a sociedade para participar e discutir da política municipal do meio ambiente e tudo o que se refere ao uso de solo da nossa primeira unidade de conservação”, destacou Jussara.

O Conselho do Parque de Biodiversidade é um órgão colegiado local, de composição paritária, com caráter consultivo e de assessoramento da Prefeitura de Sorocaba, cuja função é ser um fórum democrático de valorização, controle social, discussão, negociação e gestão da unidade de conservação, incluída a sua zona de amortecimento ou área circundante, para tratar de questões sociais, econômicas, culturais e ambientais que tenham relação com a unidade de conservação.

O CPNMCBio é composto por 20 membros, sendo 10 representantes do poder público e 10 dos segmentos civis de Sorocaba. Participou também da cerimônia o secretário Clébson Ribeiro (Serviços Públicos).

Compartilhe no Whatsapp