da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Em cerimônia realizada no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, com a presença de mais de 150 pessoas, a Prefeitura de Sorocaba lançou, na noite da última quinta-feira (24), o livro “Biodiversidade do Município de Sorocaba”. Com isso, Sorocaba se destaca como um dos poucos municípios do Estado de São Paulo que promovem este tipo de iniciativa, facilitando o acesso dos cidadãos àquelas informações, criando um instrumento de pesquisa de referência e fornecendo diretrizes para políticas públicas na questão da biodiversidade.
Promovida e organizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a obra conta com a participação de 59 pesquisadores de instituições e universidades da cidade. “Por iniciativa municipal, Sorocaba é a primeira cidade a ter essa publicação. Estamos dando exemplo altamente positivo na preocupação com a biodiversidade para todo o país. Não é por sorte que ganhamos em 1º lugar no Município Verde Azul, e sim pelo trabalho competente e o comprometimento da secretária Jussara e toda a sua equipe”, elogiou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária do Desenvolvimento Social (Sedes).
Para Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente, é necessário o conhecimento para estabelecer políticas públicas. “Com isso, estamos colocando a biodiversidade como elemento-chave na política ambiental do município”, destacou.
A professora de Botânica da PUC-SP (câmpus Sorocaba), Vilma Palazetti, uma das autoras do livro, elogiou a iniciativa municipal. “Vocês conseguiram fazer algo que eu considerava impossível, que era juntar pesquisadores de diversas áreas e de diferentes instituições para fazer esse livro. Isso não ocorreria se a equipe da Secretaria do Meio Ambiente não idealizasse com uma logística exemplar, isso mostra uma gestão muito bem estruturada. Parabéns, estou muito contente com esse trabalho”, declarou.
Os 14 capítulos que compõem o livro fornecem, de forma clara e objetiva, um panorama sobre a biodiversidade de Sorocaba, abordando os temas como: embasamento legal, remanescentes florestais com identificação de áreas de alto valor ambiental, criteriosos levantamentos de flora e fauna, políticas públicas municipais e as atividades do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” na conservação da biodiversidade faunística da região. Além disso, identificam lacunas de conhecimento, onde deverão se concentrar esforços maiores em próximos trabalhos de pesquisa.
Entre as instituições que participaram da confecção dessa obra estão: Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) câmpus Sorocaba, Universidade de Sorocaba (Uniso), Universidade Paulista (Unip) câmpus Sorocaba, Universidade Estadual Paulista (Unesp) câmpus Sorocaba, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) câmpus Sorocaba, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), University of St. Andrews e Universidade de Coimbra.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, os 1 mil exemplares produzidos serão distribuídos nas escolas públicas de Sorocaba, faculdades, universidades e na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Todo o conteúdo do livro será disponibilizado a partir de segunda-feira (28) no site www.meioambientesorocaba.com.br.