da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, abriu na manhã desta quinta-feira (24) os trabalhos da terceira reunião técnica ampliada do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) dos Hospitais Psiquiátricos de Sorocaba e Região. O tema deste encontro, realizado no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura e organizado pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento da Desinstitucionalização da Adequação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), foi “Interdições e Curatelas: desafios de restituir direitos no contexto da reforma psiquiátrica”.
Fizeram parte da mesa de abertura da reunião a coordenadora da Comissão e coordenadora adjunta da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Fernanda Nicacio; o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Roberto Andrade; e o procurador regional dos Direitos do Cidadão – Substituto do MPF em São Paulo, Jeferson Dias.
Participaram ainda da reunião técnica, cujos trabalhos se estenderam até o fim da tarde desta quinta-feira, a coordenadora da Área de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Luciana Togni Surjus e coordenadores regionais da SES. Representantes das Prefeituras de Piedade e Salto de Pirapora e também de boa parte dos 48 municípios que pertencem ao Departamento Regional de Saúde (DRS) 16.
Há cerca de um ano, membros da Comissão e Acompanhamento e Monitoramento da Desinstitucionalização da Adequação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), instituída pelo TAC, se reúnem para discutir temas, compartilhar conhecimentos e aprofundar a reflexão sobre a reforma psiquiátrica não só de Sorocaba e região, mas em todo país.