da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Um programa, que tem a chancela do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, ganhará sua edição local por meio da Prefeitura de Sorocaba entre os dias 2 e 8 de junho próximo. É que Sorocaba tornou-se signatária do programa “Semana do Bebê”, iniciado em 1998, em Canelas, no Rio Grande do Sul com o objetivo de assegurar à infância o direito à sobrevivência na primeira infância, do 0 aos 5 anos de idade.
Coordenado pela Secretaria da Educação (Sedu), com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) e todas as demais pastas e órgãos municipais, a “Semana do Bebê” pretende mobilizar a sociedade civil na discussão das necessidades das crianças, apresentando, ainda, todo o trabalho que é desenvolvido no município tanto em nível do Poder Público quanto das instituições organizadas.
De acordo com o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior, o evento é um diálogo com a sociedade e, justamente por isso, abordará todos os aspectos relacionados à infância:
“É o caso da Educação, das questões que envolvem o acolhimento dos pequenos na rede pública de ensino, dos programas de saúde no atendimento desde a gestação, no puerpério e nas primeiras fases do bebê, entre outras coisas. Queremos conversar não apenas com os educadores, com os cuidadores, mas com a família”, explicou.
Por isso mesmo, a “Semana do Bebê” terá uma programação com atividades físicas, lúdicas, de cuidados e higiene, de estímulo precoce ao desenvolvimento cognitivo e na criação de vínculos afetivos.
A mobilização da Prefeitura é, inclusive, no sentido de que as instituições locais se tornem parceiras na construção de uma agenda de atividades para o município. Com isso, os agentes sociais também mostram sua participação e sua atuação em prol da primeira infância. As cidades integrantes da “Semana do Bebê” realizam oficinais, palestras e até mesmo atividades artístico-culturais.
Um encontro para definição da agenda acontece no próximo dia 24, às 9h, no Centro de Referência em Educação (CRE), que fica na rua Arthur Caldini, 177, no Jardim Saira.