Sorocaba terá representantes em Encontro de Agentes de Desenvolvimento

11/4/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 

Entre segunda e quarta-feira (14 a 16), Sorocaba participa do Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento que acontece em Campo Grande (MS). O evento reúne agentes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além de conhecer ações e o trabalho realizado por esses profissionais em outros municípios, Sorocaba também leva experiências e práticas locais para compartilhar.
        
Conforme destaca Roberto Freitas, que coordena os Agentes de Desenvolvimento de Sorocaba, o evento consiste em uma oportunidade de conhecer e interagir com os melhores casos de sucesso. “São ações que estão transformando o desenvolvimento econômico de inúmeros municípios brasileiros e se for viável poderemos implantar aqui”, explicou. 

Sorocaba será representada pela funcionária municipal e Agente de Desenvolvimento, Nadia Feitosa. Esse encontro também tem o intuito de capacitar os Agentes para o planejamento e execução de captação de recursos públicos para a implantação de projetos de desenvolvimento econômico com foco nos pequenos empreendimentos.
        
Realizado pela Confederação Nacional dos Municipios (CNM) e Sebrae, o evento será aberto às 15h da segunda-feira (14), com a palestra “Negócios Sociais – uma maneira inovadora de empreender e promover o bem”. Às 17h acontece o Talk Show “Como promover os negócios sociais em seu município” e em seguida encerramento do primeiro dia atividades. 
        
Na terça-feira (15), às 9h, a primeira palestra será “Como medir a efetividade do trabalho do Agente de Desenvolvimento”, proferida por André Spínola, gerente nacional de Desenvolvimento Territorial do Sebrae. Logo em seguida tem a palestra “Revolução dos Indicadores – insumos e evidências na gestão orientada para resultados”, com Cecília Miranda, gestora nacional da implementação da Lei Geral nos municípios e Karina Santos, coordenadora do Núcleo de Inteligência Territorial.
        
Após o almoço, Luis Maurício Junqueira Zanin, especialista em compras públicas, profere a palestra “Como aumentar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas”; às 15h30, Eduardo dos Santos Dionzio, diretor de controle externo do Tribunal de Contas do MS e Sérgio Akutagawa, chefe da Controladoria Geral da União em MS, falam sobre “Como os órgãos de controle estão fiscalizando o cumprimento da Lei Geral”. 
        
Em seguida, Rejane Botelho, da Unidade Nacional de Capacitação Empresarial do Sebrae, fala sobre “Capacitação Empresarial, competitividade e desenvolvimento econômico local – o portfólio Sebrae”. O último dia do encontro começa às 8h30 com o painel “Melhores práticas em Desenvolvimento Econômico Local”, apresentado pelos agentes de desenvolvimento José Roberto Porteiro, de Pontes e Lacerda (MT) e Elaine Cristina Branquinho, de Ivinhema (MS).
        
O ex-prefeito de Colíder (MT), Celso Paulo Banazeski, fala sobre a visão dos perfeitos, enquanto a visão dos empresários será apresentada por Manoel Dimas, de Ivinhema. Após o almoço, Romulo Rende, especialista em planejamento municipal, fala sobre “Captação de Recursos para Projetos de Desenvolvimento Local”.
        
Leopoldo Vieira Teixeira, da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, fala sobre “Como inserir no PPA a Política de Desenvolvimento”. Encerrando o evento, Gustavo Grisa, especialista em gestão pública local e regional, faz palestra sobre a “Elaboração de Diagnósticos Municipais”.

 

 

Compartilhe no Whatsapp