da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba sedia nesta quarta-feira (12) o 1º Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba.
O evento, realizado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), tem por objetivo incentivar a criação de uma rede de escolas de governo de forma a incentivar o compartilhamento de experiências na formação de servidores públicos e proporcionar debates sobre o papel atual dos setores responsáveis pela formação e capacitação nos municípios.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Roberto Juliano, o encontro surgiu de um compromisso firmado pelo Cepam para a formação de redes regionais e uma rede Estadual de Escolas de Governo. "Sorocaba foi escolhida pela sediar o evento exatamente por já ter organizado e realizado pelo menos dois encontros intermunicipais de Escolas de Governo e, principalmente, por ter constante e efetiva participação nos eventos do gênero que acontecem em nível nacional", explica o secretário, destacando que o evento de Sorocaba servirá de referência para o Encontro Estadual de Escolas de Governo.
Segundo Juliano, tem sido grande a expectativa da equipe da Escola de Gestão de Sorocaba em relação a este evento. "O Cepam, enquanto ente estadual, acredita e aposta na experiência sorocabana para consolidação de seus desafios maiores de criar as redes Regional e Estadual de Escolas de Governo", pondera. "Nossa Escola de Gestão, por sua vez, está empenhada e plenamente focada em suas ações, o que nos permite acreditar no pleno êxito do evento e, especialmente, que temos condições de contribuir em muito para o surgimento e o fortalecimento das redes buscadas pelo Cepam", finaliza o secretário de Administração de Sorocaba.
O 1º Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo acontecerá das 8h às 17h, na sede da Escola de Gestão Pública "Dr. José Caetano Graziosi", que fica anexa ao Paço Municipal. O evento deve reunir representantes dos setores de Recursos Humanos de 55 municípios paulistas, dos quais, a exemplo de Sorocaba, oito já instituíram suas Escolas de Governo: Atibaia, Campinas, Diadema, Guarulhos, Jundiaí, São Carlos, São Paulo (Capital) e Várzea Paulista.
Também devem participar do evento de Sorocaba representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal, e da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas de São Paulo, vinculada ao Tribunal de Contas da Capital Paulista.