da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Num tempo em que as relações sociais se entregam à força da impessoalidade que a tecnologia imprime às máquinas de toda natureza, algumas horas de liberação das energias físicas, o encontro com uma natureza emocional pontuada pelo ideal de trabalhar a si mesmo, em harmonia com o outro, marcou o sábado (15) dos 49 auxiliares de educação e professores da Rede Municipal de Ensino que participaram de um curso de Dança Circular (DC).
Desenvolvido pela Secretaria da Educação (Sedu) dentro da proposta de Formação Continuada do quadro de servidores, o evento teve a participação de um dos nomes mais respeitados da Dança Circular no Brasil, Renata Carvalho Lima Ramos. Focalizadora da DC desde 1993, é uma das pioneiras desse trabalho no país e considerada referência, inclusive, no exterior; com um currículo de capacitação de dezenas de grupos de Formação para Adultos na educação aberta, capacitando pessoas das mais diversas áreas.
Muito longe de restringir-se a um conjunto de movimentos, a Dança Circular carrega em si expressões da cultura de povos que valorizavam a comunhão entre as pessoas, celebrando a existência num exemplar respeito ao ciclo da vida.
Sob o aspecto da motricidade, a Dança Circular é o par perfeito na tomada da consciência sobre si, na ocupação do espaço, trabalhando eficazmente a lateralidade, toda a coordenação motora e a concentração.
Também focalizadora da DC, a educadora e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, que participou do evento, considera muito benéfico o interesse dos professores e auxiliares de educação no aprendizado da técnica como forma de, também, poder expressar o que a dança congrega no ambiente escolar.
De fato, o curso serviu para sensibilizar e conquistar aqueles que querem se aprofundar na arte, já que a Secretaria da Educação promoverá um curso de formação de focalizadores, com duração de sete meses, ainda neste ano. "Além disso, faremos uma imersão de três dias, onde nossos colaboradores poderão exercitar todo o aprendizado, demonstrando o grau de assimilação e de envolvimento com a Dança Circular", comentou o titular da Sedu, José Simões de Almeida Junior.
O curso atenderá a todos os participantes dessa etapa de sensibilização e deverá ter início ainda no primeiro semestre deste ano.