da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Aprender a importância da preservação da natureza por meio do teatro, da educação e de atividades lúdicas é a proposta do projeto Planeta Água que, a partir desta terça-feira (18), no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, apresenta a peça "Estórias da Natureza" a estudantes da Rede Pública Municipal.
O evento, que terá 28 apresentações, com duas sessões por dia até o dia 13 de março, atenderá a 4.200 crianças de 8 a 10, numa parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e seu projeto "Escola Viva", e o Instituto Defenda Sorocaba (IDS). Também participam da iniciativa as pastas de Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema) e Esporte e Lazer (Semes).
Além do espetáculo teatral, onde os alunos conhecerão o impacto das atividades cotidianas no ecossistema, a proposta prevê um bate papo entre os atores-educadores e o público como forma de potencializar a mensagem apresentada. Além disso, os estudantes participarão de uma oficina de artes visando a conscientização e educação para a redução do consumo e preservação dos recursos naturais. O objetivo é orientar as crianças acerca da responsabilidade para com o equilíbrio do planeta.
Enredo
"Estórias da Natureza" procura educar divertindo. A peça teatral narra a trajetória de Manuela, uma garota muito esperta que adora a natureza e que, ao longo da apresentação, conhece três importantes personagens ligados à ela: Flor Magnólia, a Onça Serafina e a árvore Jabuticabeira. Em comum, a grande preocupação com tudo o que está acontecendo com o meio ambiente, com a fauna, a flora e com os homens, que, sem pensar, estão acabando com os recursos naturais. Unidos, então, resolvem dar uma lição demostrando como devem ser tratados os seres que integram esse ecossistema.