Nova ponte ajuda a melhorar trânsito na região de Pinheiros

17/2/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio realizou, na tarde desta sexta-feira (14), a entrega oficial da Ponte Dante Sola, que interliga a Avenida Juvenal de Campos com a Rua Conselheiro João Alfredo. Equipada com ciclovia e conjunto de semáforos, o novo dispositivo de acesso vai facilitar o fluxo de veículos para quem busca acessar a região do Além Ponte e as Zonas Oeste e Sul.

Pannunzio elogiou a empreiteira que entregou a obra antes do prazo e falou da importância para os motoristas que, a partir de agora, passam a contar com uma nova alternativa de acesso. "Não é apenas uma ponte, pois urbaniza e humaniza esta importante região da cidade. Esta obra tem uma dimensão bem maior do que a ponte em si. Por conta dela, vamos melhorar, recapear as ruas no entorno e isso traz benefícios", afirmou.

O prefeito citou ainda que a altura da ponte, que tinha um desnível em relação a pista antiga da Juvenal de Campos, e que chegou a ser criticada como se tivesse sido um erro de cálculo da administração anterior, foi planejada. "Foi pensada para que houvesse a elevação das pistas, como ocorreu, para minimizar os efeitos das enchentes que sempre afetam essa região", explicou.

Sobre a homenagem prestada a Dante Sola, o prefeitoPannunzio disse ser mais do que justa, pela grande contribuição que deu para Sorocaba durante tantas décadas. "A ponte une, permite a ligação das pessoas, o contato mais fácil. Aproximação, estabelece um vínculo maior entre as pessoas. E isso está alinhado justamente aquilo praticado durante toda a sua vida, o Dante Sola", disse.

Já o secretário de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, Antonio Benedito Silveira, revelou que o investimento nesta primeira etapa das obras da Juvenal de Campos demandou investimentos de aproximadamente R$ 800 mil. "Estava previsto pouco mais de 20 dias para a execução dos serviços, mas a empreiteira entregou em duas semanas", disse.

Além de vereadores, secretários municipais e demais autoridades e familiares de Dante Sola, um grande número de moradores compareceu a solenidade que marcou oficialmente a abertura da ponte, que tem 54 metros de extensão e 30 metros de vão livre. De acordo com o projeto, o novo dispositivo tem 15,90m de largura de pista, dos quais 3 metros serão exclusivos para a ciclovia, 2 metros de calçadas e duas faixas para a circulação de veículos, em sentidos opostos.

Ainda, por conta das melhorias que estão sendo implantadas naquela região, a Semob informa que prossegue com os serviços de preparação do solo e limpeza do terreno para construção da Estação Elevatória de águas pluviais. A principal função será a de reduzir os riscos de as águas das chuvas invadirem as pistas, interrompendo o trânsito.

Sinalização

Para disciplinar o trânsito e ampliar a segurança aos motoristas e usuários, a Urbes - Trânsito e Transportes implantou 57 placas de regulamentação, orientação e advertência, além de aproximadamente 900 metros quadrados de sinalização de solo. Também foram implantados 6 grupos focais  e o cruzamento funcionará de forma sincronizada com o semáforo do prolongamento da Avenida Washington Luiz.

A Urbes também implantou 2 grupos focais para a ponte nova, outros 2 para quem vem de Votorantim e 2 para quem faz a conversão a esquerda da Juvenal de Campos para entrar na Ponte Dante Sola. Nos primeiros dias de funcionamento, agentes de trânsito irão monitorar o local par orientar os motoristas sobre esta nova alternativa de trajeto.

Compartilhe no Whatsapp