Prefeitura de Sorocaba se reúne com a Rede Brasileira de Jardins Botânicos

13/2/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nesta terça-feira (12), uma equipe da Prefeitura de Sorocaba se reuniu com integrantes da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para tratar sobre o futuro Jardim Botânico de Sorocaba "Irmãos Villas Boas", que será inaugurado em março numa área entre as ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas. Pela manhã, o encontro ocorreu na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e, à tarde, o grupo visitou a unidade.

Com a participação da secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, e do secretário de Serviços Públicos (Serp), Clebson Ribeiro, o objetivo foi de apresentar aos visitantes o Jardim Botânico de Sorocaba e iniciar o trabalho de planejamento da política de implantação da coleção viva vegetal na unidade para a conservação da biodiversidade local.

Criada em 1991, a Rede é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estabelecer uma conexão entre os jardins botânicos brasileiros para estreitar as suas relações e fomentar a colaboração mútua e o intercâmbio de conhecimento em prol da conservação da flora, estabelecendo bases para a educação do público.

Atualmente, 36 jardins botânicos são associados à Rede, entre eles o Jardim Botânico de Sorocaba. Tratam-se de instituições-chave para a geração e difusão do conhecimento sobre as plantas, seus usos e habitat, informações que representam hoje um dos patrimônios mais importantes do Brasil.

"A inserção do nosso Jardim Botânico à Rede Brasileira é uma iniciativa muito importante para Sorocaba, não só do ponto de vista de reconhecimento formal da instituição botânica, mas também com orientações e diretrizes para a implantação das ações de conservação e restauração da biodiversidade, pesquisa e educação para sustentabilidade", destacou a secretária.

Participaram também do encontro Claudio Nicoleti de Fraga, diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Renato Seck, diretor do Jardim Botânico de Jundiaí e vice-diretor da Rede Brasileira de Jardins Botânicos; Vilma Palazetti, professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP); e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente.

Compartilhe no Whatsapp