Pequenos empreendedores terão 100 dias de eventos exclusivos

12/2/2014 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em 2013, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por meio do Espaço Empreendedor, contabilizou mais de 15 mil atendimentos (interno e externo) aos empreendedores individuais sorocabanos. Para este ano, a programação também será intensa, com inúmeras ações visando apoiar e fortalecer cada vez mais os MPEs do município.

Conforme destaca o secretário da Sedet, Geraldo Almeida, são eventos e iniciativas para estimular os micro e pequenos empresários, os trabalhadores individuais (formalizados ou não) de todo o município. "O objetivo é que esses trabalhadores conheçam as vantagens em trabalhar legalmente, do acesso ao microcrédito do Banco do Povo. Que eles tenham informações e conhecimentos que ajudem na sustentabilidade do seu empreendimento", explica.

A agenda de eventos prevê mais de 100 dias de ações como palestras, cursos, orientações sobre a importância da formalização, microcrédito do Banco do Povo, entre outros. O atendimento pelos funcionários da Prefeitura serão realizados tanto internamente (no Espaço Empreendedor) quanto externo, ou seja, em unidades municipais distribuídas pela cidade, além de visitas aos empreendedores nos bairros.

O primeiro é o curso "Como fazer a Declaração Anual de Receitas - IR do MEI", que acontecerá no Espaço Empreendedor na próxima semana, dia 19. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar os pequenos empreendedores sobre como fazer a declaração, que é obrigatória.

O Mutirão da Formalização também continuará acontecendo nas Casas do Cidadão e na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro. O objetivo é diminuir o índice de informalidade e, consequentemente, oferecer garantias de sustentabilidade aos micros empreendedores.

Outra iniciativa da Prefeitura que será mantida é o encontro "Mulher Empreendedora". Além de palestras e workshops, o evento trará mulheres empreendedoras de sucesso para compartilhar de suas experiências com o público presente.

Prevista para acontecer na Uniten, a "Feira Apareça e Cresça" trará uma série de atividades e atrações voltadas aos pequenos empreendedores individuais. No evento, além de atendimento individual e coletivo, serão realizadas palestras gerenciais sobre diversos temas ligados ao empreendedorismo, assim como consultorias, treinamentos e toda a assessoria necessária para orientar os visitantes interessados em investir no mundo dos negócios.

Outra iniciativa visa conscientizar os empreendedores individuais para a importância em estar regularizado também junto à Prefeitura. A proposta é inserir no sistema municipal pelo menos 50% dos empreendedores formalizados no Portal do Empreendedor (Receita Federal). Para facilitar o acesso ao microcrédito e a formalização, o Banco do Povo e o Espaço Empreendedor, irão até pequenos empreendedores para explicar os benefícios da formalização e a facilidade de acesso ao microcrédito do Banco do Povo.

Compartilhe no Whatsapp