da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Secretários municipais da Saúde e representantes de 15 cidades da região estiveram mais uma vez reunidos nesta quarta-feira (9) em Sorocaba para definir estratégias, medidas e os últimos detalhes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) Regional. Entre os presentes ao encontro, que foi realizado no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", estavam o secretário de Sorocaba, Milton Palma; o coordenador da Área Médica de Urgência e Emergência da SES de Sorocaba, Vagner Guerrero; o coordenador do Samu-192 de Sorocaba, Roberto Kuke, e a diretora técnica da Secretaria de Araçariguama e uma das organizadoras do projeto, Luíza Nasi.
De acordo com o projeto do Ministério da Saúde, o Samu Regional deve entrar em funcionamento em abril. A Central de Regulação do Samu Regional ficará em Sorocaba, na sede do Corpo de Bombeiros, na região do Cerrado. Cada município que integrará o serviço terá sua base de operações e será responsável por suas ambulâncias e funcionários. A central receberá todas as chamadas de ocorrências pelo telefone 192. “Sorocaba será a cidade sede do Samu Regional. Ficará com a coordenação geral do serviço depois que ele estiver funcionando. Porém, cada município será responsável por sua atuação local”, explica Milton Palma.
O Samu-192 de Sorocaba começou a funcionar no dia 19 de junho de 2007. A base operacional fica no subsolo da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte, localizada na confluência das avenidas Ipanema e Itavuvu.