da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba mantém-se na linha de frente das maiores geradoras de emprego no Brasil
A exemplo de 2013, quando foi destaque no cenário nacional, Sorocaba começou o ano com boa movimentação no mercado de trabalho. Entre primeiro emprego e recolocação, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) fechou o primeiro mês de 2014 com 916 trabalhadores inseridos no mercado. O desempenho foi ligeiramente superior ao mesmo período do ano passado, quando 908 pessoas foram contratadas, com a intermediação do PAT.
Do total das contratações, 54,6% (501 vagas) foram preenchidas pelos homens, enquanto que as mulheres responderam por 45,4% das contratações intermediadas pelo PAT. Como normalmente ocorre, o setor industrial liderou a absorção de mão obra com 442 contratações, ou seja 48% do total. O setor de serviços vem logo em seguida com 221 contratações (24%).
Em 2013, o PAT teve o melhor desempenho desde a sua implantação, tendo registrado a colocação de 11.380 trabalhadores no mercado, com cerca de 40 mil atendimentos realizados. Com esse desempenho, Sorocaba obteve a 13ª colocação entre as cidades brasileiras que mais geraram emprego em 2013.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, nos últimos anos Sorocaba mantém nível elevado na geração de empregos e os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho apenas confirma isso. "Em 2013, o PAT registrou o melhor ano desde sua criação em Sorocaba, com 11.380 trabalhadores sendo contratados. Os novos shoppings e a ampliação de empresas tradicionais da cidade alavancaram os números de empregos gerados", explica ele.
O levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho coloca Sorocaba à frente de cidades tradicionais na indústria e geração de emprego, tais como: Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Macaé (RJ), Ribeirão Preto e Campinas e inúmeras capitais. "Já há alguns anos que Sorocaba vive um ambiente dos mais favoráveis na atração de grandes investimentos e isso reflete diretamente na geração de trabalho", afirmou.
Para 2014 a meta do Posto de Atendimento ao Trabalhador é crescer de 5% a 8%, além da melhoria contínua nos serviços e qualidade no atendimento. No final do ano passado os funcionários receberam capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Emprego e Trabalho, visando à melhoria dos serviços prestados ao cidadão.