da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O serviço público de Saúde convive com numerosas dificuldades, difíceis de serem resolvidas até porque, na medida em que ele se organiza segundo princípios republicanos e técnicos, centrados no interesse da população, contraria muita gente e muitos grupos.
Uma dificuldade séria para que o atendimento à população se dê com presteza e alto nível de qualidade é a falta de pessoal - médicos e outros profissionais da saúde – familiarizados com o cotidiano das unidades básicas ou de urgência.
Algumas das áreas de atendimento médico ali mais exigidas reclamam médicos especialistas em áreas para as quais as Faculdades de Medicina oferecem poucas vagas de Residência – ou não as oferecem de vez. O mesmo ocorre em relação a outros profissionais de Saúde, da Enfermagem à Nutrição.
Sorocaba optou por um caminho próprio para vencer essa dificuldade. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidade de Sorocaba, está oferecendo aos seus profissionais da Saúde que têm título de especialista ou residência concluída, a possibilidade de atuarem como Preceptores nos Programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional em Saúde que a Prefeitura oferecerá a partir deste ano.
Trata-se de uma solução solidamente embasada do ponto científico e metodológico que beneficiará todos os envolvidos: universidade parceiras, preceptores, residentes e de um modo especial, os usuários do SUS.
*Artigo publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba em 5 de fevereiro de 2014