da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Os cerca de 4.000 profissionais de educação da rede municipal de ensino em Sorocaba iniciam na próxima segunda-feira (3/2) uma semana de planejamento escolar para o ano letivo. O processo, que foi ampliado e, pela primeira vez, terá uma semana inteira de intensos trabalhos, visa preparar toda a rede para o início das aulas que será no dia 10 de fevereiro.
Pautado por três pilares – Currículo, Avaliação e Cotidiano Escolar – o Planejamento organizado pela Secretaria Municipal de Educação promoverá, ao longo da próxima semana, uma rotina de palestras, reuniões de equipe, reuniões de estudo, promovendo reflexões e orientações sobre a temáticas com o intuito de propiciar um bom atendimento e desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo.
De acordo com o secretário municipal da Educação, José Simões, "o planejamento é um momento especial no qual toda a equipe se mobiliza e se organiza para acolher da melhor maneira possível os alunos, em especial as crianças que estão ingressando e aquelas que estão iniciando nova fase escolar".
Seguindo essa filosofia, a diretora da Área de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Giane Mota, destaca que "uma equipe preparada, comprometida com as políticas educacionais e alinhada com o planejamento anual tem plenas condições de promover esse acolhimento identificando as necessidades e respeitando a individualidade de cada criança, de forma que a integração desses alunos ao meio escolar aconteça mais cedo e de forma mais tranquila".
Planejamento
A semana de planejamento começará na segunda-feira (3) com encontros formativos que buscam contemplar as especificidades dos diferentes profissionais de educação da rede municipal de ensino, bem como por meio de reuniões que fortaleçam a diversidade e as particularidades de cada equipe escolar.
Ao longo da semana, todo o conteúdo baseado no trinômio Currículo, Avaliação e Cotidiano Escolar deverá ser discutido, avaliado e utilizado para nortear as reuniões internas de cada unidade educacional na formatação do planejamento pedagógico e escolar que deverá envolver, dentre outras coisas: Organização geral da escola; Objetivos e finalidades das etapas e modalidades de ensino; Gestão da escola; Direitos e deveres dos participantes do processo educativo; Processos de avaliação, apuração da assiduidade e compensação de ausência; Definição de datas que serão contempladas no calendário escolar; Diversidade e Educação Inclusiva, dentre outros.