da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com o objetivo de definir ações para minimizar os problemas de abastecimento do Altos de Ipanema, a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae/Sorocaba) esteve reunida na manhã desta terça-feira (28) com o síndico do condomínio e a equipe técnica da Caixa Econômica Federal, agente financiador do empreendimento.
Na oportunidade, a direção da autarquia mais uma vez explicou - a exemplo do que aconteceu no ano passado -, que as causas das interrupções do abastecimento no condomínio são internas e que a água distribuída pela autarquia está chegando normalmente ao cavalete de entrada e com pressão suficiente para o abastecimento.
O que ocorre é que o sistema interno do condomínio não está sendo suficiente para abastecer os seus reservatórios e suprir as necessidades das 480 famílias residentes no local.
Desta forma, por solicitação da equipe técnica da Caixa Econômica Federal, ficou definido que o Saae/Sorocaba colocaria em prática duas medidas emergenciais: o abastecimento do reservatório principal do condomínio por caminhões-pipa e a melhoria do sistema de bombeamento local.
Representante dos moradores e síndico do condomínio, Aparecido Reginaldo da Silva se mostrou satisfeito com a solução apresentada: "Vamos dar esse voto der confiança ao Saae e à Caixa, esperando que realmente a nossa situação seja resolvida", declarou.
Por sua vez, o corpo técnico da Caixa Econômica Federal destacou que estão sendo tomadas todas as providências cabíveis ao caso.
Medidas já colocadas em prática
Ainda na manhã desta terça-feira, equipes do Saae/Sorocaba se dirigiram ao condomínio Altos de Ipanema, localizado na avenida Genésio Rodrigues, e executaram as medidas definidas. Na oportunidade, ficou constatado que o reservatório do condomínio estava quase cheio – ou seja, a água está chegando – e desta forma os caminhões-pipa apenas completaram o que faltava para que o mesmo atingisse a sua capacidade máxima.
Concomitantemente, engenheiros da autarquia fizeram os procedimentos para colocar em funcionamento a bomba de recalque que trabalhava apenas como reserva, que passou a operar em paralelo com a outra existente, permitindo assim a ampliação da capacidade de bombeamento de água para os blocos de apartamentos do condomínio.