da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Confira aqui os locais, dias de aula, cursos e público alvo do Mais Cultura
Começa na próxima segunda-feira, dia 27, o período de inscrições aos cursos do projeto "Mais Cultura – Conexões", da Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult).
O "Mais Cultura - Conexões" dura cinco meses e oferece cursos de iniciação artística em desenhos urbanos; pintura em tela; teatro; musicalização; tai chi chuan; circo, dança urbana e dança de salão. São doze locais: os Territórios Jovem do Jardim Maria Eugênia, João Romão e do Cajuru; Clube do Idoso; Cras (Centro de Referência de Assistência Social ) do Parque das Laranjeiras; CIS (Centro de Integração Social) do Parque da Vila Gabriel, Biblioteca Infantil, Museu Histórico, Kolping, no Éden, Parque dos Espanhóis e Centro Comunitário da Vila Helena, além do Barracão Cultura.
As inscrições vão até o dia 5 de fevereiro e podem ser feitas, pessoalmente, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria da Cultura (Rua Souza Pereira, 448 – Centro), pelos telefones 3234.7074 e 981.247.986 ou, ainda, pelo e-mail: maiscultura2014@rarizcultural.com.br. Cada um dos espaços dispõe de número limitado de vagas e, se houver excedente na demanda, a Secult vai sortear os inscritos. A confirmação dos contemplados com os cursos acontece nos dias 06 e 07 de fevereiro.
Saiba mais sobre as aulas ofertadas pelo "Conexões"
Tai Chi Chuan: Atividade que promove o contato com a história e a cultura Oriental Chinesa, com um programa de atividade física de fácil execução. Apresentação simplificada e demonstrativa que contemplam a respiração, postura e movimentação correta dos membros e coluna vertebral.
Violão e Teclado: Conduz os alunos à percepção do fenômeno sonoro, promovendo a iniciação da linguagem musical enquanto meio de expressão. Desenvolve a coordenação motora para uma expressão musical, contribui para o conhecimento de repertórios nos diversos gêneros e estilos musicais.
Teatro: Oficina para iniciantes onde os participantes possam receber aulas de desinibição, expressão corporal, interpretação em grupo, construção de personagem, jogos teatrais, improviso, exercícios de postura e voz e interpretação de textos.
Dança de salão e Danças Urbanas: Por meio de diferentes estilos, promove a iniciação na prática da arte de dançar, de modo prazeroso, conduzindo para o desenvolvimento corporal harmonioso. Técnicas específicas de cada estilo preparam os alunos para, no mínimo, duas apresentações públicas ao ano.
Ballet: Desenvolve a arte do ballet e suas linguagens corporais, ensinando cada movimento com respeito aos limites da criança, trabalhando a coordenação motora, flexibilidade, postura e consciência corporal, além do desenvolvimento social.
Circo – Universo circense: Atividades que trabalham técnicas de desenvolvimento artístico inicial, promovendo o reconhecimento de movimentos corporais; jogos em grupos, liberação da imaginação, ritmo, desenvolvimento de atividades que passam por todas áreas do circo como acrobacia, malabares, palhaçada, mágica e equilibrismo, entre outros.
Circo – Palhaço: Apresenta técnicas da arte da palhaçada em todo seu universo lúdico, oportunizando aos interessados trabalhar na área cômica com teatro e recreação.
Circo – Habilidades: Desenvolvimento de técnicas de malabares, acrobacia e equilibrismo, entre outros, oportunizando as habilidades e reconhecimento corporal, assim como o aprendizado acerca do universo circense.
Pintura em Tela: Realiza atividades para o desenvolvimento da criatividade, por meio da compreensão das diferentes técnicas e estilos de pintura. Desenvolve a habilidade para pintar um quadro ou um painel, ensina sobre a mistura de cores, perspectiva tonal e manuseio do material empregado. O profissional deverá criar meios para despertar no aluno o interesse pela arte e introduzir o conhecimento básico para o domínio da técnica da pintura em tela.
Desenhos Urbanos: São atividades em que o aluno aprende o que é desenho urbano, seus estilos - mangá, grafite - desenho da figura humana, do rosto, do corpo, a construção de personagem, movimento na figura humana, posições, criaturas, perspectiva, luz e sombra, cenário e técnicas de quadrinização.