da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O recém-criado Núcleo de Monitoramento e Inteligência, vinculado ao Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM), fez na manhã desta quarta-feira (15), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), sua primeira reunião de trabalho.
Criado com a responsabilidade de reunir as forças de segurança do município para a discussão e análise das ações que visam melhorar a segurança em Sorocaba, o Núcleo é formado pelas polícias Militar, Civil e Federal, pela GCM, pela Urbes - Trânsito e Transportes e por várias secretarias, incluindo a de Desenvolvimento Social (Sedes) e deve, entre suas atribuições, apresentar propostas ao GGIM.
Durante este primeiro encontro, foram criados três grupos de trabalho que deverão tratar do Plano Municipal de Segurança, do Videomonitoramento e da Muralha Eletrônica, e do Observatório de Segurança.
De acordo com o coordenador do Núcleo, Roberto Montgomery Soares, a questão da segurança não pode ser limitada apenas à ação das polícias. Segundo disse, os problemas de violência e criminalidade devem ser tratados sob a ótica social, da infraestrutura urbana, como iluminação e manutenção de áreas, por exemplo. Neste sentido, considera que o trabalho conjunto de todos os envolvidos é que vai promover uma nova realidade na segurança pública do município.