da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Comitê Sorocabano Pró-Copa 2014, formado por integrantes de vários segmentos, realizou na manhã desta quarta-feira (15), mais uma reunião de trabalhos. Após a abertura, feita pelo secretário de Esportes, Francisco Moko Yabiku, que é o presidente do Comitê, a coordenadora executiva, Mirian Zacareli anunciou a pauta de tarefas, destacando que todas as comissões têm prazo até 31 de janeiro para apresentarem o planejamento a ser executado.
A coordenadora anunciou ainda que Sorocaba já foi visitada por representantes de 10 delegações (seleções) e que todos elogiaram a estrutura que encontraram na cidade. "Algumas seleções anunciaram preferência por determinada cidade, mas isso não significa que já estejam fechadas, que é a palavra final. Sorocaba oferece condições para receber e bem uma ou mais delegações", ponderou ela.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, falou sobre o legado, o impacto socioeconômico que o evento Copa do Mundo pode deixar para Sorocaba. "É uma grande oportunidade que temos, a possibilidade de uma seleção se hospedar aqui é real, mas independente disso, temos muitas coisas boas e bonitas para mostrar aos visitantes. Pensar positivo porque a Copa é um evento que vai ser lembrado por muitas décadas. Ainda hoje se comenta no mundo todo, o que aconteceu na Copa de 1950, isso é fato", afirmou.
Quanto ao legado pós-Copa, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho citou como exemplo Londres, onde a energia limpa foi o principal legado após os Jogos Olímpicos. "Sorocaba produz 70% das pás eólicas utilizadas na geração de energia limpa, porque não aproveitarmos esse potencial? A consolidação da cidade como referência internacional no turismo de negócios e a internacionalização do aeroporto são outros legados que Sorocaba poderá herdar pós-Copa", ressaltou Geraldo Almeida.
A empresa Ailog, de Ribeirão Preto, fez a apresentação do portal de turismo www.temnacopa.com.br desenvolvido para o evento. O portal traz todas as informações sobre aquela cidade e municípios da região. Ribeirão Preto será a sede da seleção da França durante a primeira fase da Copa do Mundo.
A mesma ideia do portal poderá ser aplicada em Sorocaba, na criação do portal voltado ao turismo local e regional. Na próxima reunião do Comitê cada comissão já deve apresentar em suas respectivas competências o levantamento das necessidades, um diagnóstico da estrutura existente, planos de trabalho, ações e sugestões de estratégias que começam a ser executadas, preparando a cidade para receber os visitantes durante e pós-Copa do Mundo.