da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Itararé foi o primeiro dos quinze municípios, que iniciaram nesta segunda-feira (13), na Oficina Grande Otelo, o processo de seleção de representação da Região de Sorocaba em Teatro, dentro do Mapa Cultural Paulista. Com o apoio da Secretaria da Cultura (Secult), até o dia 20, incluindo o sábado e o domingo, em edições diárias, artistas e grupos teatrais das cidades de Itararé; Fartura; Tatuí; Tietê; Capão Bonito; Porto Feliz; Itapetininga; Alambari; Salto; Botucatu; Avaré; Taquarituba; Itu, Boituva e Pilar do Sul se apresentam a um júri que definirá o representante no evento, na Capital, ainda sem data marcada, mas com previsão para o primeiro semestre de 2014.
Na Fase Regional de Sorocaba, ocorrida entre novembro e dezembro do ano passado, integraram a lista de concorrentes às várias modalidades do Mapa as cidades de Avaré, Boituva, Botucatu, Capão Bonito, Cerqueira César, Cerquilho, Fartura, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itapeva, Itatinga, Itararé, Itu, Laranjal Paulista, Mairinque, Pardinho, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Ribeirão Branco, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Taquarituba, Tietê e Votorantim.
O Mapa Cultural Paulista integra as políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado. É uma parceria do governo paulista com a Abaçaí Cultura e Arte e foi criado e 1995 para fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.
Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas no projeto e que, em conjunto, mapeiam a cultura do estado de São Paulo. No processo de seleção de artistas pelo interior, aqueles que se destacam em seus trabalhos passam a representar uma das 13 Regiões Administrativas do Governo do Estado. O ápice do Mapa Cultural é a apresentação de todos os escolhidos, num grande evento.
Na edição 2013/2014 do Mapa Cultural, Sorocaba estará representada nas categorias "Vídeo", com o trabalho "Em busca do Unhudo", de Carlos Carvalho Cavalheiro, em
"Música Instrumental" – Conjunto, com o Quarteto Sorocaba e em "Artes Visuais" – Artes Plásticas, com "Três seminus híbridos em partes giratórias" e "Dois nus híbridos em partes refletidas", de Alessandro Rodrigues.
Confira abaixo a ordem de apresentação a partir desta terça-feira (14), na Oficina Grande Otelo.
Terça-feira (14/1)
15h - Fartura
Quarta-feira (15/1)
11h - Tatuí
15h Tietê
19h30 – Capão Bonito
Quinta-feira (16/1)
15h – Porto Feliz
19h30 - Itapetininga
Sexta-feira (17/1)
15h - Alambari
19h30 - Salto
Sábado (18/1)
15h -Botucatu
19h30 - Avaré
Domingo (19/1)
16h - Taquarituba
19h30 - Itu
Segunda-feira (20/1)
15h - Boituva
16h – Pilar do Sul
A oficina Grande Otelo fica na Praça Frei Baraúna s/nº, no Centro e o público poderá assistir às apresentações, de graça.