Prefeitura entrega a primeira escritura do Júlio de Mesquita Filho

20/12/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) promoveu na tarde desta quinta-feira (19) a entrega de 311 escrituras de áreas regularizadas pelo programa municipal "Casa Legal".

A solenidade ocorreu no pátio da Prefeitura de Sorocaba, no Alto da Boa Vista, e contou com a participação do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, de vereadores, secretários e de representantes do programa estadual de regularização "Cidade Legal".

Durante o evento, houve a participação especial da senhora Rosa Maria Fernandes Gonçalves, moradora do bairro Júlio de Mesquita Filho, desde sua inauguração. Ela recebeu a primeira escritura daquele bairro, que foi construído há quase 25 anos, no primeiro governo de Pannunzio.

"É uma emoção indescritível. Hoje posso dizer que a minha casa é minha, embora tenha quitado há pouco tempo", afirmou Rosa Maria, sem conter a emoção.

A entrega da escritura à família deu início à regularização das 3.506 moradias e 80 comércios do loteamento.

Júlio de Mesquita Filho

A Prefeitura, por meio da Sehab, conseguiu a legalização do bairro em apenas dez meses junto à Companhia de Habitação Popular Cohab-Cris de Araçatuba. Com a demarcação dos lotes, foi expedida a matrícula e houve registro da área no Cartório e DECUA, Declaração de Regularizada Ambiental junto ao governo do Estado, pelo programa Cidade Legal.

Agora todos os proprietários de imóveis já quitados poderão solicitar suas escrituras, inclusive com o beneficio do ITBI zero.

Com a medida, o programa "Casa Legal", pretende beneficiar 15 mil pessoas.

Além dos 3.506 imóveis residenciais, serão legalizados todos os comércios (80), 49 ruas abertas e 130 definidas, 12 áreas institucionais, 7 sistemas de lazer e 3 áreas verdes.

As outras 310 escrituras vão beneficiar moradores do Vila Colorau (112 imóveis) e Vila Zacarias (111 imóveis), ambas na Zona Leste; Jardim Novo Horizonte (44 imóveis) e Vila Nova Esperança (13 imóveis), ambas na Zona Norte; e Jardim Ipiranga (30 imóveis), na Zona Oeste.

Neste ano, o programa "Casa Legal" já regularizou 422 imóveis. Em abril, foram entregues 80 escrituras no Jardim Ipiranga, em agosto mais 250 entre os bairros João Romão, Sabiá e Zacarias, e em novembro outras 92 na Vila Nova Esperança. Desde 2008, foram 5 mil títulos pelo programa Casa Legal amparado pelas leis fundiárias aprovadas na Câmara.

"É um sonho para mais de 25 mil famílias sorocabanas que poderão ter a segurança jurídica de seus imóveis, valorização econômica das propriedades e o sonho da casa própria em nome da família", concluiu Hélio Godoy, secretário da Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba.

Compartilhe no Whatsapp