da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Na segunda quinzena de janeiro de 2014 será realizada a inscrição das empresas, entidades e órgãos públicos interessados em obter gratuitamente o selo
A vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), deu posse aos integrantes do Conselho Gestor do Selo Social. O evento ocorreu no início da noite da última quarta-feira (18), na Sedes, e reuniu representantes de empresas, entidades e órgãos públicos.
"A participação de vocês é muito importante para o sucesso deste projeto. Vocês são os responsáveis por estabelecer os critérios do Selo Social em Sorocaba. Bom trabalho a todos", ressaltou a vice-prefeita. O Conselho é formado por quatro representantes de empresas, quatro de órgãos públicos e quatro de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Realizado pelo Instituto Abaçaí, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Selo Social é uma estratégia para estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de empresas, órgãos públicos e entidades sociais que estão promovendo o desenvolvimento social do município. O projeto tem patrocínio de oito empresas instaladas na cidade: Unimed, Céu Azul, Splice, Metso, Gás Natural, Wyda, Coca Cola Brasil e Caixa Econômica Federal.
"Sorocaba tem muitas entidades e um voluntariado muito forte. Se conseguirmos ter bons projetos será possível aumentar o número de financiamento e com isso beneficiar mais ainda a população sorocabana", afirmou Edith.
Para obter o Selo Social, empresas, órgãos públicos e entidades sociais deverão comprovar investimentos em políticas de desenvolvimento social. Além disso, devem ter regularidade fiscal e promover investimento interno, que melhore a qualidade de vida dos funcionários, e investimento externo, de ajuda à comunidade.
Além disso, o projeto utilizará indicadores baseados nos oito Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU: combate à fome e à miséria; acesso à educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e a valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à Aids, à Malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e a união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento.
Após a posse dos conselheiros, foi realizada a primeira reunião de trabalho, onde eles puderam entender como funciona o Selo Social e conhecer os Objetivos do Milênio (ODMs). O próximo encontro do grupo está marcado para o dia 17 de janeiro, quando será definido o regulamento e o calendário do projeto para Sorocaba.
Calendário do Selo Social
Na segunda quinzena de janeiro de 2014 será realizada a inscrição dos interessados em obter gratuitamente o Selo Social. Em seguida, os participantes receberão palestras, cursos de formação e assessoria individualizada para planejar suas ações sociais. Esse trabalho será feito pelo Instituto Abaçaí.
Ao final, as empresas, órgãos públicos e entidades sociais serão avaliadas pelo comitê gestor e, em agosto de 2014, será realizada a entrega da certificação do selo aos participantes que cumprirem os critérios e requisitos do projeto. Outras informações sobre o Selo Social em Sorocaba podem ser obtidas pelo telefone 3219.1920.