da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Saiba quais são as principais ações da Prefeitura no Balanço 2013
O que foi proposto no Plano de Governo e o que se tornou realidade nos primeiros 12 meses de sua gestão. Na manhã desta quinta-feira (19), em coletiva à imprensa, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio apresentou um balanço do primeiro ano da administração, bem como as principais ações previstas para 2014.
Entre as realizações (material disponível no portal da Prefeitura), estão a construção de moradias e a criação da UPH Zona Leste. Atualmente estão em construção 3.440 unidades de mais de 5 mil estão contratadas. "A proposta era de construir 5.000 novas moradias e no primeiro ano já conseguimos estamos passando de 5 mil. Isso vai amenizar bastante o déficit de habitações populares", disse o prefeito.
Quanto à UPH, localizada na avenida Nogueira Padilha, que vem atendendo a população desde agosto deste ano, o prefeito ressaltou que não esperava em tão pouco tempo conseguir colocá-la em funcionamento. A importância daquela unidade de saúde pode ser medida pelo número de atendimentos: média de 13 mil pessoas/mês, com capacidade para atender até 30 mil/mês.
Outra proposta de governo que começa a acontecer é a construção do Hospital Público na Zona Norte, o Hospital de Clínicas de Sorocaba. O prefeito destacou que já foi concluído o processo de desapropriação e o pagamento da área de aproximadamente 36 mil m² na avenida Ipanema, onde será construída a nova unidade municipal de saúde.
Na área da educação, Pannunzio falou das nove creches concluídas e entregues neste ano, abrindo centenas de novas vagas e ainda a criação do cadastro único para acesso às creches. Para o início de 2014 outras três unidades serão entregues, além da licitação de mais 16 novas creches, que deverão ser construídas em convênio com os governos federal e estadual. Também foram entregues este ano duas novas escolas estaduais e um ginásio de esportes completo, na região do Éden.
O prefeito também destacou o intenso trabalho realizado pela Prefeitura para apoiar e orientar os pequenos empreendedores que trabalhavam na informalidade. Desde o início deste ano, além do atendimento interno, os agentes da Prefeitura percorrem os bairros, levando orientação e informação aos pequenos empreendedores. Aproximadamente 7 mil pessoas foram formalizadas pelo Espaço Empreendedor, conquistando inúmeros benefícios, como a seguridade social, que beneficia o trabalhador e sua família, bem como acesso a inúmeros outros benefícios.
Além do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Maria Di Giorgi e os secretários municipais João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Rubens Lara (Planejamento), Clebson Ribeiro (Serviços Públicos), Roberto Juliano (Administração) e Rodrigo Maldonado (chefe de Gabinete do Poder Executivo) participaram da coletiva. No link acima, confira as principais realizações da administração municipal em 2013 e as prioridades para o próximo ano.