da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Saiba mais sobre as Parcerias Público-Privadas (PPP)
Grupos empresariais interessados em participar de Parcerias Público-Privadas (PPP) e projetos de infraestrutura nos segmentos hospitalar, mobilidade urbana e transporte coletivo, iluminação pública, resíduos sólidos e reurbanização poderão conhecer nesta sexta-feira (20), em Sorocaba uma série de oportunidades de investimentos em infraestrutura urbana oferecidas pela Prefeitura. A apresentação acontecerá às 14h30, na sede regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, em Sorocaba, que fica na Avenida Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, no bairro alto da Boa Vista.
Os destaques deste primeiro encontro entre Poder Público e iniciativa privada serão as PPPs voltadas à implantação e operação de um Hospital de Clínicas na Zona Norte da cidade – região que mais cresce e que concentra mais da metade da população da cidade – e também implantação e operação dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste do sistema Bus Rapid Transit (BRT), para os quais o município já conta com financiamento aprovado pelo Governo Federal por meio do PAC-2 da Mobilidade para investimentos em infraestrutura pública. Sorocaba já conta com legislação aprovada que permite a celebração de Parcerias Público-Privadas nos mais diferentes segmentos.
O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, destaca que após tomarem conhecimento da lei que estabelece o Programa Municipal de PPPs na cidade, vários grupos empresariais de grande porte já manifestaram interesse em atuar na cidade, que agora se adianta para lançar os editais de chamamento para dar conhecimento público de suas necessidades, em especial para as duas prioridades iniciais, que são implantação e operação do Hospital de Clínicas e do BRT. "Sorocaba vivencia uma fase de desenvolvimento econômico acima da média, o que nos faz procurar meios de reestruturar setores imprescindíveis, como saúde e transporte – bem como preparar a infraestrutura do município para o consequente crescimento que a cidade vivencia em razão de sua pujança", disse Pannunzio.
Hospital de Clínicas
Estudos do setor e dos vetores de desenvolvimento da cidade definiram a necessidade de implantação de um Hospital de Clínicas referenciado com 200 leitos na região norte da cidade. O novo hospital deve ser vocacionado ao atendimento de média complexidade, com foco em serviços de ortopedia e traumatologia, neurocirurgias, cirurgias gerais e de trauma, atendimento materno-infantil, oferecendo, também retaguarda às unidades de urgência e emergência 24 horas já existentes na cidade.
Para atender a proposta de 200 leitos estima-se investimento de aproximadamente R$ 250 milhões.
BRT
Mesmo tendo um sistema de transporte coletivo estruturado e integrado por meio de terminais e de bilhetagem eletrônica, Sorocaba, a exemplo da maioria das cidades de médio porte, começa a sofrer os reflexos do excesso de veículos individuais transitando por suas vias todos os dias, fruto do modelo de mobilidade urbana que predomina no País. Isso fez com que a cidade iniciasse um amplo planejamento para minimizar os efeitos do tráfego de veículos no cotidiano da cidade e, ao mesmo tempo, preparar a mobilidade na cidade para o futuro.
Para a primeira fase do BRT em Sorocaba – que consiste na implantação e operação de rede de aproximadamente 35 quilômetros de corredores de transporte coletivo, nos quais se incluem as paradas e os terminais urbanos - a Prefeitura estima investimento inicial em torno dos R$ 190 milhões em infraestrutura, que se somará ao serviço de transporte coletivo já existente, que conta com 106 linhas de ônibus que realizam 9.970 viagens diárias e transportam 5,6 milhões de pessoas por mês.
"Além de garantir infraestrutura, é dever do governante pensar e estabelecer novos padrões de serviços de transporte coletivo que melhorem a qualidade de vida dos usuários e, ao mesmo tempo, sejam capazes de induzir a uma mudança de comportamento do cidadão que utiliza de veículo próprio para seus deslocamentos", destaca o prefeito de Sorocaba. "Só conseguiremos reduzir o número de veículos nas ruas oferecendo um transporte coletivo atraente e vantajoso para quem precisa se deslocar diariamente", concluiu Antonio Carlos Pannunzio.
As empresas interessadas em participar deste encontro de apresentação de oportunidades de investimentos em infraestrutura por meio de parcerias público-privadas podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone (15) 3238-2266 ou pelo e-mailrimascarenhas@sorocaba.sp.gov.br.