da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Uma parceria do projeto Metarreciclagem, desenvolvido pela Prefeitura com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Sorocaba, resultou na doação de aproximadamente 1.000 peças (CPUs, monitores, teclados, estabilizadores e impressoras), ao projeto. Os equipamentos eram usados nas agências do INSS em Sorocaba e municípios vizinhos, mas já não atendiam as necessidades do órgão e foram substituidos por novos.
O coordenador do Metarreciclagem, Gilberto Vieira de Campos, que retirou os equipamentos do almoxarifado do INSS em Itapetininga, destacou que será possível reaproveitar cerca de 90% das peças. "Creio que em aproximadamente seis meses teremos condições de reciclar e montar dezenas de kits de informática, beneficiando inúmeros projetos sociais da cidade, na parceria que envolve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e o Fundo Social de Solidariedade", explicou.
Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), o Metarreciclagem é destinado aos moradores do próprio bairro e comunidades vizinhas, por isso não há fornecimento de vale-transporte. Neste ano, o projeto formou um total de 500 alunos e retirou das ruas 45 toneladas de lixo eletrônico. O projeto localiza-se na região da Vila Barão/Nova Esperança e funciona como uma escola prática, pois os alunos aprendem a montar e operar o computador.
Para participar o interessado deve ter mais de 11 anos e residir nas imediações do projeto. Os cursos ministrados são de Informática Básica, Informática Avançada e Montagem e Manutenção de Micro. Em média os cursos têm duração de 60 horas, duas aulas semanais. O Metarreciclagem fica na Avenida 9 de Julho, 1.066 – Vila Barão. Informações pelo telefone (015) 3417.