Sedu entrega quinto Centro de Educação Infantil

13/12/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), fechou na manhã desta quinta-feira (12) o leque de inaugurações e entrega de cinco novos Centros de Educação Infantil (CEI). Além de prédios novos, modernos, equipados e adequados para o atendimento da infância, a Prefeitura também devolveu à população uma unidade totalmente reformada.

Os investimentos nas obras foi de mais de R$ 16 milhões e com a inauguração do Centro de Educação Infantil 101, na Vila Formosa, nesta quinta (12), a Sedu disponibilizará, no total, cerca de 900 vagas em creches, a partir de 2014. A maior parte dos alunos virá do Cadastro Municipal Único, que teve 6.169 inscritos na última semana do mês de novembro. As creches atendem à primeira infância, pequenos com idade entre zero e três anos.

As novas unidades estão localizadas no Jardim São Paulo, Jardim Novo Mundo, Piazza di Roma, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério e na Vila Formosa.

A primeira obra entregue à população, na segunda-feira (9), foi a da reforma do CEI 03, instalado no Jardim São Paulo, na altura do Largo do Divino. Inaugurado no final do ano passado, o prédio apresentou problemas estruturais e a empresa que realizou a obra fez os devidos reparos. Na terça-feira (10) foram as comunidades do Jardim Novo Mundo e do Piazza di Roma que ganharam as novas unidades; os CEI 65 e 97, respectivamente. Na quarta-feira (11), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior, oficializaram a entrega do segundo Centro de Educação Infantil do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério; o CEI 96.

Dose dupla

O CEI 101 é a segunda unidade voltada ao atendimento da primeira infância instalada pela Prefeitura na Vila Formosa. Vizinho ao CEI 73 – "Matilde Gavin", o prédio segue padrões próprios e conta com berçário, solário e sanitários adaptados para banho e cuidados com as crianças. Além disso, a cozinha tem área específica para o lactário e despensa e o refeitório e totalmente coberto.

Em seu discurso durante a inauguração, José Simões fez menção ao trabalho das equipes de coordenação e operacionalização das creches, agradecendo o empenho no cumprimento da responsabilidade de cuidar da infância. "Sem vocês nada disso aconteceria, porque são vocês que estão na frente, atuando diretamente com nossas crianças, auxiliando no desenvolvimento dos pequenos", enfatizou.

A vice-prefeita, Edith Di Giorgi, que é pediatra e na solenidade representou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, lembrou que é nessa fase da vida, do 0 aos 3 anos de vida, que acontece o desenvolvimento neurológico, com a formação das sinapses e onde os cuidados com a infância determinarão o desenvolvimento da potencialidade do indivíduo. "Hoje já se sabe que amor, carinho, atenção e cuidados adequados promoverão impactos profundos nas atividades relacionais da pessoa. Mais do que no cognitivo, as crianças aprenderão a se relacionar, a viver em sociedade e, assim, cuidar dessas relações", disse enfatizando que as individualidades e o isolamento dos indivíduos é um grande mal da modernidade.

Nesse sentido, tanto Simões quanto a vice-prefeita concordam que é fundamental valorizar o trabalho dos educadores, pois é a partir deles que se construirão cidadãos melhores e, por consequência, uma sociedade mais justa e mais harmoniosa.

Compartilhe no Whatsapp