da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com o objetivo de socializar a música, a Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio da Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult), faz neste sábado (14), às 20h, no Teatro Municipal 'Teotônio Vilela' (TMTV), um concerto com músicas eruditas, Jazz, Folclore Brasileiro e MPB.
Fundada em 1991, a orquestra realiza um trabalho de base, no qual jovens, adultos e crianças manifestam e divulgam a cultura musical em um repertório variado e de qualidade. Mais do que um grupo preparado para apresentações, a Orquestra Experimental, assim como diz o próprio nome diz, é um laboratório vivo. Acompanhando o estudo das variações musicais, das notas e em consonância com a vocação pioneira da própria Universidade, obtém excelentes resultados com o uso de instrumentos inexistentes nas orquestras convencionais, como violinos, violas, violoncelos, contrabaixo acústico e elétrico, trompetes, trombones, trompas, flautas transversais, clarinetes, saxofones, flautas doces, xilofones, glockenspiel, vibrafones, teclado, bateria e percussão.
O grupo é formado por cerca de 90 integrantes, músicos amadores e profissionais, que se juntam para ensaiar, tocar, acertar, consertar, rir, conversar e manter a essência de ser, acima de tudo, educadora e formadora. Em sua história, a Orquestra Experimental da UFSCar tem divulgado seu trabalho em diversas cidades brasileiras e já se apresentou com nomes consagrados como Dominguinhos, Mozart Terra, Paulo Moura, José Miguel Wisnick e Ivan Vilela.
O espetáculo, sob a coordenação e regência da professora Maria Carolina Joly, tem entrada franca e os ingressos deverão ser retirados com meia hora de antecedência na bilheteria do TMTV.