da assessoria de imprensa OS2 Comunicação
A peça será encenada dia 17 de dezembro, às 20h
O NAC (Núcleo de Artes Cênicas) da Fundec encena a peça “A Visita”, no dia 17 de dezembro, a partir das 20h, na Sala Fundec.
“A Visita” é uma adaptação do texto “A Visita da Velha Senhora”, escrito em 1956, pelo dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt. A história também é contada no filme “A Visita”, de 1964, dirigido por Bernhard Wicki e estrelado por Ingrid Bergman e Anthony Quinn.
A adaptação e direção da peça que será apresentada pelo NAC é assinada por Mario Persico, coordenador do núcleo.
A peça narra a vida de Clara Zahanassian, uma velha senhora que resolve visitar sua cidade natal. A personagem será interpretada por três atrizes na montagem - Marina Nazzi, Eloisa Soares e Thais Magno -, representando as diversas nuances e diferentes aspectos de sua personalidade.
A cidade em questão é Gullen, na Europa central, que fora arrasada por uma violenta crise econômica. Vive mergulhada no marasmo e na ignorância, onde homens, mulheres e crianças convivem com a decadência e a miséria.
A estação da cidade é sempre tranquila, pois não há mais chegadas de trens. Um dia, porém, o lugar é tomado por uma movimentação incomum. Todos se preparam para receber Clara Zahanassian, velha e milionária senhora, dona de um vasto império econômico.
Para fazer as honras da casa, um homem, vestido miseravelmente, escreve em uma faixa com tinta vermelha: "Bem-vinda, Clarinha". Clara Zahanassian é a última esperança para Gullen, pois somente ela poderá salvar a cidade da derrota final.
Aos dezessete anos, a personagem principal se apaixonou perdidamente por um jovem ambicioso, Alfred Schill. Grávida, exigiu justiça para si e para o filho que iria nascer. Alfred e todos os homens da cidade, porém, a envolveram em um processo humilhante, ao fim do qual ela acabou sendo expulsa.
Obrigada a sair da cidade, Clara tornou-se prostituta e depois se casou com o milionário Sr. Zahanassian.
“O mundo fez de mim uma mulher da vida e eu quero fazer dele um bordel.” Nesta frase está a chave da trágica personalidade de Clara. O que a trouxe novamente a Gullen não foi a vontade de rever sua cidade natal, mas o firme desejo de se vingar da injustiça que lhe fizeram na juventude. Ela ajudará a cidade a se recompor, mas sua ajuda tem um preço alto. A velha senhora ofereceu um bilhão à pacata Gullen em troca da cabeça de Alfred Schill. A cidade inteira é abalada pela proposta.
“Além de constituir uma tragédia de ressentimento, um admirável estudo de psicologia social e uma desenfreada sátira ao poder do dinheiro, a peça é uma síntese apreciável das tendências artísticas atuais. As duas versões existentes da obra possuem finais diferentes. Convido o público a comparecer para se surpreender com o fim que preparamos”, diz o professor Mario Persico.
Serviço
Peça “A Visita”
Dia: 17 de dezembro
Horário: 20h
Entrada: R$ 2,00
Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, nº73)
Informações: (15) 3233-2220