Sorocaba conquistou o 1º lugar no Programa Município Verde Azul

11/12/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 

Entre 490 cidades do Estado de São Paulo, Sorocaba foi a primeira no ranking de ações voltadas ao meio ambiente. Foram avaliadas iniciativas realizadas em 2013 em áreas como Educação Ambiental, Arborização Urbana e Esgoto Tratado

Sorocaba conquistou neste ano o 1º lugar no Programa Município Verde Azul, com 96,5 pontos, e pela quinta vez consecutiva é considerada exemplo ambiental. A cidade também recebeu o "Prêmio Franco Montoro" por ser a melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT). O anúncio foi feito nesta terça-feira (10), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado do Meio Ambiente (SMA), Bruno Covas.

"Parabéns a todos os municípios certificados pelo programa e em especial quero parabenizar a vice-prefeita de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi, pelo primeiro lugar", elogiou Alckmin. "Faz toda a diferença estar numa cidade limpa, com parques, bem arborizada, com saneamento e rios limpos. Precisamos de verde em nossos municípios", completou.

"Estamos muito felizes por essa conquista. Sorocaba se propôs a ser uma cidade sustentável. Quero agradecer ao Governo do Estado pela iniciativa e parabenizar especialmente a secretária Jussara e a sua equipe e a todos os funcionários da Prefeitura de Sorocaba que participaram desse processo", declarou a vice-prefeita Edith.

Para ela, a SMA entende muito bem qual é o papel do Estado, que é de ser articulador e apoiador dos municípios. "Com uma metodologia de gestão ambiental articulada e intersetorial, o programa está ajudando os municípios paulistas nas ações ambientais em todo o Estado", afirmou.

De acordo com o secretário Bruno Covas, Sorocaba é um caso emblemático. "Vocês foram subindo de colocação, ficaram em 3º lugar em 2011, em 2º em 2012 e neste ano conseguiram o 1º lugar. Parabéns a todos", declarou.

Neste ano, 489 municípios entregaram seus relatórios e 67 obtiveram o selo ambiental. Para obter o selo, os municípios têm que atingir uma nota mínima de 80 (de 0 a 100). A pontuação é dada com base no desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As administrações municipais ainda podem pontuar com proatividades e até perder pontos, por pendências ou passivos ambientais, por ter áreas contaminadas, entulhos em Áreas de Proteção Permanente (APPs) ou pendência com licenciamento, por exemplo.

Pannunzio parabeniza funcionários

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu no final da tarde desta terça-feira, em seu gabinete, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente para comemorar a conquista do Programa Município Verde Azul. "Parabéns por conseguirem melhorar a colocação de Sorocaba a cada ano. O mérito desse progresso é de vocês. As gerações futuras agradecem", declarou.

Sorocaba tem feito nos últimos anos um esforço muito grande na área ambiental. "A própria criação da Secretaria do Meio Ambiente já foi um progresso enorme e a secretária Jussara conseguiu reunir uma equipe primorosa", elogiou Pannunzio.

Dentre os trabalhos da Prefeitura, destaca-se uma série de ações integradas no projeto de recuperação e revitalização do rio Sorocaba e de córregos urbanos. São trabalhos que envolvem, além do fundamental tratamento de esgotos domésticos, a construção de bacias de contenção, recuperação das margens e de áreas degradadas, construção de conjuntos habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco, ciclovias e parques integrados.

Sorocaba ainda realiza plantios de árvores em áreas ciliares com a participação da comunidade, de estudantes da rede municipal de ensino e de integrantes da 1ª Cooperativa de Egressos do Sistema Prisional e seus Familiares. Outra iniciativa da Prefeitura são os diversos projetos na área de educação ambiental realizados nos parques municipais para pessoas de todas as idades.

O município conta ainda com ações em recuperação de matas ciliares, revitalização em 53 km de rios e córregos urbanos, combate ao desperdício de água e redução de perdas, recuperação de nascentes rural e urbana; além de contar com 2.815 nascentes mapeadas.

De acordo com o prefeito, assim que for concluída a obra da ETE de Aparecidinha, Sorocaba terá 100% do esgoto tratado e com isso pode até melhorar a sua pontuação no programa estadual. "Para este ano não foi possível concluir 100% do esgoto tratado por conta da paralisação das obras da ETE de Aparecidinha e da construção do emissário do rio Pirajibu, mas isso deve ser resolvido, é uma pendência judicial. Até o final do ano que vem nós certamente teremos 100% do esgoto tratado, isso vai melhorar ainda mais a nossa nota", afirmou.

Sobre o programa

Lançado em 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Compartilhe no Whatsapp