Jardim Botânico de Sorocaba ganhou 5 mil árvores de espécies exclusivas da flora local

9/12/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na manhã deste domingo (8), aproximadamente 1.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, compareceram ao futuro Jardim Botânico de Sorocaba "Irmãos Villas Boas", no Jardim Dois Corações, e participaram do plantio de 5 mil árvores de espécies nativas e frutíferas numa área de proteção ambiental (APP) de 8 mil metros quadrados. A ação integrou a programação do Via Viva.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo do plantio foi de arborizar o espaço, incrementando a flora local, aumentar a cobertura vegetal urbana do município, além de promover qualidade de vida e equilíbrio ambiental.

Durante a ação, o prefeito Antônio Carlos Pannunzio lembrou que em 21 de setembro de 1991, quando então prefeito de Sorocaba pela primeira vez, fez uma ação semelhante na avenida Dom Aguirre. "Lá, com a participação da população, também plantamos 5 mil árvores, o que tornou hoje um lugar muito mais bonito, arborizado e que atrai muitas aves", comentou.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, o plantio no local também foi uma forma de aproximar as pessoas do Jardim Botânico, que será inaugurado no início de 2014.

A ação integrou o Plano Municipal de Arborização Urbana que tem como meta o plantio de 1.098.627 árvores até 2020, atingindo o índice de 20% de área urbana coberta por projeção de copa. Até o ano passado, foram plantadas mais de 500 mil árvores, restando cerca de 600 mil árvores a serem plantadas até 2020. Neste ano, com a ação deste domingo, foram plantadas 75 mil árvores na área urbana de Sorocaba. "Esses plantios são fundamentais, pois eles alteram o microclima local e trazem diversos benefícios para a população, especialmente por conta do clima quente da cidade", explica Jussara.

No Jardim Botânico, a população plantou árvores de 38 espécies nativas e frutíferas, como angico, pau-ferro, canafístula, ipês, coração-de-negro, jequitibá branco, jatobá, pitanga, uvaia, guapuruvu, quaresmeira, entre outras. Outras 3 espécies (paineira, pau-jacaré e agulheiro) serão plantadas nesta semana no local pela equipe da Prefeitura de Sorocaba. "São espécies que têm espinhos e tomamos esse cuidado para que não houvesse nenhum problema para a população", comentou Jussara.

Conforme Cristians Edgar Guimarães Leite, chefe de seção de Botânica e Produção Vegetal, foram escolhidas árvores de espécies locais do Cerrado e da Mata Atlântica. Todas as mudas utilizadas foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, após o plantio, ainda nesta semana, terá início o processo de rescaldo, quando equipes da Prefeitura de Sorocaba e os reeducandos farão o plantio de eventuais mudas que não foram plantadas ou corrigir os plantios feitos de forma inadequada.

O plantio envolveu o trabalho de mais de 50 funcionários públicos da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos (Serp), Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), Guarda Civil Municipal (GCM), Urbes - Trânsito e Transportes e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Também participaram da ação a secretária Jaqueline Gomes (Cultura) e o secretário Rodrigo Maldonado (Chefe de Gabinete).

Participação da população

Ao longo da manhã deste domingo, centenas de pessoas compareceram ao Jardim Botânico, como a funcionária pública Roseli de Melo e sua filha Isabelle. "Achei este lugar muito bonito e a minha filha ama participar de todas essas ações. Sempre vou com ela aos parques porque tudo o que é relacionado ao meio ambiente ela adora", comentou.

Outra participante foi a aposentada Nadisa Diniz Moreno, de 80 anos. Acompanhada de suas 19 amigas e amigos, todos sócios do Clube do Idoso de Sorocaba, ela plantou 7 mudas. "Adorei participar, plantei uma árvore para cada filho", brincou. Nadisa ainda teve oportunidade de conhecer o Jardim Botânico, que deve ser inaugurado no início do ano que vem. "Não conhecia esse lugar, será um orgulho para todos nós", afirmou.

Alex Domingues, de 15 anos, morador do Parque Manchester e integrante do projeto Jovem Cidadão, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Pastoral do Menor, também participou do plantio. Ele plantou sozinho 71 mudas. "Essa foi a primeira vez que plantei árvore. Acho que fiz a minha parte e dei minha contribuição para o meio ambiente, que o homem insiste em destruir. Vou levar uma muda para plantar no sítio do meu avô", comentou.

Além do Clube do Idoso e da Pastoral do Menor, a ação ambiental contou com a participação de integrantes da Chácara do Idoso, Centros Esportivos, unidades do Território Jovem, grupo de escoteiros, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Polícia Federal.

Durante o evento, as pessoas também puderam adquirir mudas de árvores, conferir uma exposição dos anéis retirados das árvores que foram suprimidas neste ano da Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba, para conhecer as diversas técnicas utilizadas para diagnóstico das condições fitossanitárias das árvores. Além disso, a participação no plantio valeu um carimbo no Passaporte Ambiental.

Para finalizar, o grupo Semeando Encanto fez uma apresentação com uma temática socioambiental, utilizando-se da arte-educação teatral e musical, usando figurinos e adereços feitos com materiais reutilizáveis.

Compartilhe no Whatsapp