da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Mais de 6.100 crianças foram inscritas no Cadastro Municipal Único da Secretaria da Educação (Sedu) nos três dias de abertura do processo - 27, 28 e 29 de novembro. Destinado ao preenchimento de vagas em creches a partir do próximo ano, o Cadastro Único vai atender crianças de 0 a 3 anos de idade e que estão fora da rede pública de ensino.
A Sedu ainda organiza todas as informações colhidas por meio do cadastramento para identificar as reais necessidades, localizando as demandas. A partir disso, e com a definição do número de vagas que serão abertas, até o próximo mês, será determinada a ordem classificatória dos inscritos.
Os critérios de classificação das crianças obedecerá, por exemplo, à existência de portador de deficiência entre os pais, o grau de vulnerabilidade social (desde que devidamente encaminhadas por meio de documento próprio, pelo Conselho Tutelar, pela Defensoria Pública, ou, ainda, cuja família participa do Programa Social Bolsa Família) e crianças cujas mães, de até 18 anos, estejam matriculadas e frequentando regularmente as aulas em escolas, no período diurno.
De acordo com o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior, o novo caminho de acesso à rede causará um impacto impressionante no sistema educacional de Sorocaba, nos próximos anos. Principalmente, por sua característica organizadora, já que proporcionará a linearidade de condições a todos os candidatos, bem como oferecerá um retrato fiel da realidade da demanda na área de atendimento à Primeira Infância. Hoje, a Sedu atende a quase 11 mil crianças que ocupam espaços próprios e creches conveniadas.