da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Atividades como a Ocupação Jovem, desenvolvida no Parque da Formosa, durante o último final de semana, são essenciais a vários objetivos da comunidade e, em especial, dos jovens e adolescentes dos bairros por elas alcançados.
Em qualquer era e quadrante do mundo as civilizações sempre tiveram, diante de si, o complexo problema de absorver seus membros mais jovens, incorporando à cultura tradicional do grupo as contribuições por eles geradas.
Esse desafio cresceu enormemente nas civilizações urbanas de nossos dias. As mudanças sociais, econômicas e culturais são progressivamente mais rápidas e profundas e os novos frutos caem cada vez mais longe das árvores que os originaram. Isso é visível em Sorocaba, cidade em acelerada expansão, cujos padrões econômicos e comportamentais se transformam muito rapidamente, cujas novas famílias se formam mais e mais pela união de jovens procedentes de diferentes cidades, regiões e estados.
As Ocupações Jovens alargam horizontes de jovens que vivem suas vidas pessoais e profissionais numa base geograficamente limitada. Elas os retiram de suas respectivas zonas de conforto - cujos dados, práticas e desafios dominam - e os provocam a trilharem caminhos de inovação.
Sem vinculação ostensiva com o sistema educativo convencional, se alicerçam sobre uma bem engendrada pedagogia da mudança, cujo foco é acolher as mudanças de comportamento por eles propostas e, desse modo, viabilizar que as culturas locais avancem sem perder sua identidade.
Encontrar essa identidade em meio às mudanças cada vez mais profundas e rápidas da Sorocaba de nossos dias é tarefa complicada. Somente é possível se, como nas Ocupações Jovens, existir um alto índice de protagonismo juvenil em tenso e intenso dialogo com a realidade mutante da contemporaneidade.
*Artigo publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba em 27 de novembro de 2013