Saae conclui em pouco mais de três horas intervenção programada para ETA-Cerrado

26/11/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae/Sorocaba) concluiu em pouco mais de três horas a intervenção programada para este domingo (24) na Estação de Tratamento de Água "Dr. Armando Pannunzio" (ETA/Cerado), que se constituiu na substituição do primeiro dos cinco grandes painéis de acionamento das bombas de recalque.

Iniciado às 6h, o trabalho foi concluído às 9h20, com a conexão dos cabos de alimentação no novo painel já instalado, correspondente à bomba de recalque 5. O objetivo das intervenções que vêm sendo realizadas desde o início deste mês na principal unidade produtora e distribuidora de água tratada do município é ampliar a sua capacidade de bombeamento e consequentemente melhorar o abastecimento na cidade como um todo.

Com a abreviação do tempo de conclusão dos serviços programados – a previsão era de que a intervenção fosse encerrada às 12h – o sistema de distribuição de água tratada de Sorocaba não sofreu qualquer tipo de desestabilização, visto que a autarquia conseguiu manter em níveis normais os 51 reservatórios distribuídos pela cidade.

Também como consequência do rápido serviço realizado neste domingo, foi possível adiantar uma etapa das intervenções programadas, e dessa forma o Saae/Sorocaba conseguiu substituir mais um painel de acionamento (trabalho concluído às 11h45), correspondente à bomba 4, o que deveria ser feito somente no próximo final de semana.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Wilson Unterkircher Filho, os painéis de acionamento das cinco grandes bombas de recalque estão passando dos atuais 350 para 450 cavalos-vapor (CV), para que possam se compatibilizar com as novas bombas a serem instaladas, que também terão potência ampliada, "permitindo que a ETA/Cerrado passe da atual capacidade de tratamento de 1.980 litros por segundo para 2.930 litros por segundo".

A previsão da autarquia é de que a série de intervenções programadas esteja concluída no primeiro trimestre de 2014, quando o novo sistema deverá entrar em operação.

Compartilhe no Whatsapp