da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Apesar do tempo instável, mais de 4 mil pessoas compareceram neste último sábado (23) ao Parque da Formosa, durante as 12 horas de atividades do Ocupação Jovem. A população pode prestigiar gratuitamente não somente as obras de arte de jovens artistas sorocabanos, as intervenções artísticas e as apresentações musicais, como participou das tendas de diálogos, clínica de skate, oficinas de reciclagem e doação de mudas de árvores.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o objetivo do evento foi de possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, estimulando a produção cultural e a sua visualização, além de ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações no município.
A prefeita em exercício Edith Maria Di Giorgi compareceu ao evento por volta de 12h e prestigiou o trabalho dos artistas. "Realizar esse evento aqui na Zona Norte é muito importante, tanto para divulgar os trabalhos desses artistas, como também para permitir o acesso da população à cultura de uma forma democrática", declarou Edith.
Para Larissa Gallep, assessora técnica da pasta, apesar de nesta edição ter tido menos público do que no Ocupação Jovem que ocorreu no Centro, que reuniu mais de 10 mil pessoas, realizar eventos nos bairros da periferia também é importante. "Descentralizando esses eventos, levamos a arte e a cultura para quem não tem acesso, dando oportunidade a todos", destacou.
Um dos shows mais aguardados do evento foi do rapper Kamau, que reuniu mais de 400 pessoas no local. Considerado referência por muitos MCs brasileiros, o artista já dividiu palcos e gravações com várias gerações do rap brasileiro e mundial.
Para a publicitária e ilustradora Fabiana Faiallo, de 27 anos, moradora da Vila Hortência, essa foi uma grande oportunidade dos sorocabanos conhecerem o trabalhos dos artistas da cidade. "A maior parte do meu trabalho faço em São Paulo, mas quero ser valorizada e trabalhar aqui em Sorocaba", comentou. Na capital paulista ela faz ilustração de livros para algumas editoras.
Durante o evento, Fabiana mostrou um dos seus projetos que é de retratar a imagem de animais de uma forma personificada, com roupas e acessórios, como nos antigos retratos, só que em almofadas, bloco de anotações, canecas e imãs de geladeira.
Outra artista que teve a oportunidade de mostrar seu trabalho de ilustração e toy art no Ocupação Jovem foi Andrea Loyola, de 32 anos, moradora do Parque Campolim. "Acho muito legal colocar a arte de uma forma acessível para todos, principalmente para as pessoas mais carentes. O evento está muito legal", afirmou.
A jovem dona de casa Carina Todesco, moradora da Vila Formosa, participou do evento junto com sua filha Natália, de 7 anos. Depois de conhecer o trabalhos dos artistas expositores e conferir a apresentação do grupo "Os Pontas", elas participaram da oficina de reaproveitamento de disco de vinil e fizeram um relógio de parede e também levaram duas mudas de árvores que vão plantar no quintal da casa. "Eu adorei tudo, tomara que tenha outros eventos como esse aqui no bairro", elogiou.
O evento contou com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente e apoio da Coca-Cola, Super House - Skate is cool e Walls Grafitti Shop & Agency.