da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A prefeita em em exercício Edith Maria Di Giorgi, que é também secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), participou, na manhã desta quinta-feira (21), da solenidade que marcou os 6 anos da União de Organizações Não Governamentais (UniOng). Realizado no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), o evento atraiu vários presidentes e representantes de entidades sociais de Sorocaba.
Edith proferiu palestra destacando a importância da atuação da UniOng e das entidades sociais nas políticas sociais da cidade. "A UniOng é extremamente importante para Sorocaba, tem colaborado muito para melhorar o desempenho das ONGs, que por sua vez exercem papel fundamental no setor social, na participação das politicas sociais e ambientais", ressaltou.
Ela destacou que entende ser muito bom eventos como o desta manhã, que ajudam a melhorar as entidades e também a cidade como um todo. "O poder público tem a responsabilidade pelo coletivo, em construir uma sociedade mais justa e fraterna, gostosa de se viver. Mas não é responsabilidade apenas da Prefeitura, mas de todos nós. E essa responsabilidade da sociedade civil se materializa principalmente através das ONGs", concluiu.
A solenidade realizada na FUA teve como ponto alto a palestra do consultor Anfredo dos Santos Júnior, do Instituto Gestão para Entidades da Sociedade Civil (Igesc). Entre outros temas, ele apresentou um panorama sobre a história da participação das ONGs no Brasil, em que contexto em que começaram a existir e suas mudanças.
Fundado em 1997, o Igesc conta com um programa voltado a apoiar as instituições do Terceiro Setor em sua busca por uma maior eficiência na gestão, uma condição básica para o seu desenvolvimento. O Igesc também oferece consultoria para que a organização social participante desenvolva um projeto especifico.