da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Saae solicita mais uma vez a colaboração de todos
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae/Sorocaba) dá prosseguimento no próximo domingo (24) à programação de intervenções na Estação de Tratamento de Água "Dr. Armando Pannunzio" (ETA/Cerado), que têm como objetivo a ampliação da capacidade de bombeamento da principal unidade produtora e distribuidora de água tratada da cidade e consequentemente a melhoria no abastecimento.
No último dia 3 de novembro foi realizada a primeira da série de intervenções programadas, com a substituição de quatro grandes transformadores, de 500 para 1.000 quilowatts cada.
Nessa nova etapa, a autarquia vai substituir o primeiro dos cinco grandes painéis de acionamento das bombas de recalque da Estação, paralisando assim o funcionamento de apenas uma das cinco bombas existentes. O trabalho está programado para acontecer no período das 6h às 12h, e mesmo com apenas uma das cinco bombas paradas a autarquia alerta para a possibilidade de prejuízos no abastecimento de água, cuja intensidade vai depender da temperatura no dia da intervenção e do comportamento da população em termos de consumo.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Wilson Unterkircher Filho, os painéis de acionamento a serem substituídos passarão dos atuais 350 para 450 cavalos-vapor (CV), para que assim sejam compatíveis com as novas bombas a serem instaladas, que da mesma forma terão a sua potência ampliada, "permitindo que a ETA/Cerrado passe dos atuais 1.980 litros por segundo de capacidade de tratamento para 2.930 litros por segundo".
População precisa colaborar novamente
Na intervenção realizada no último dia 3 de novembro, quando a ETA/Cerrado teve as suas operações totalmente paralisadas das 6h às 9h30, a cidade contou com a colaboração da população, que entendeu o momento de dificuldades momentâneas visando uma melhoria significativa no futuro, e utilizou a água com economia, permitindo que o Saae/Sorocaba recuperasse o sistema ainda na noite do domingo, eliminando os reflexos de dificuldades que eram previstos ao longo da semana.
Dessa forma, a autarquia solicita mais uma vez a participação de todos, no sentido de se utilizar água com racionalidade nessa nova intervenção, para que os efeitos da parada de uma das cinco bombas sejam minimizados.
Assim, a orientação é para que as pessoas procurem manter os reservatórios de seus imóveis na capacidade máxima até a noite do sábado (23) e a partir de então passem a fazer uso da água com a máxima economia. O Saae/Sorocaba, por sua vez, também vai procurar deixar os 51 reservatórios de distribuição existentes na cidade em sua capacidade total na véspera da intervenção, o que significa 86,4 bilhões de litros de capacidade instalada de reservação de água.